A prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres, concedeu no início da tarde da segunda-feira, 5 de dezembro, coletiva de imprensa para divulgar o balanço de ações do governo municipal em relação às fortes chuvas que atingem a cidade nas últimas semanas. Decreto de situação de emergência, Comitê de Crise e equipes de plantão 24 horas por dia no atendimento às ocorrências foram algumas das atividades citadas pela gestora.
Decreto de emergência
Por meio do decreto, a Prefeitura poderá requisitar bens e serviços destinados ao enfrentamento da emergência. “A gente espera dos governos do Estado e Federal que nos deem suporte, pois Eunápolis não pode fazer convênios devido à dívida de R$ 650 milhões de INSS deixada por gestões anteriores, o que impede o Município de fazer ações para ajudar a população”, frisou a gestora.
Atendimento às ocorrências
O Comitê de Crise, que envolve a participação de diversas secretarias, está mobilizado e em estado de alerta, atuando 24 horas por dia em diversos pontos da cidade. “Temos cerca de 64 bairros e 2 mil ruas em Eunápolis, e todos foram atingidos pelas chuvas, então nossa equipe técnica está noite e dia tentando minimizar a dor e angústia da população de forma incansável. O Município dispõe de 12 abrigos públicos para as famílias que necessitarem”, salientou.
Infraestrutura precária
Umas das principais dificuldades enfrentadas pela gestão é a precariedade da infraestrutura de Eunápolis. “Nosso município está repleto de obras mal feitas por gestões passadas, que não tiveram cuidado com o erário, então a chuva derrete a ‘maquiagem’ que foi feita. Mas nossa gestão estuda para fazer as coisas com responsabilidade, como a galeria da Rua São Bartolomeu, que mesmo com o alto volume de água não sofreu dano algum”, explicou.
“Essa coletiva teve o intuito de colocar a sociedade em alerta, pois o momento é crítico e estamos atuando de forma diferenciada, já que o nosso maior objetivo é evitar que vidas sejam atingidas, o bem maior é a vida”, finalizou a prefeita Cordélia Torres.