Por conta da atual crise econômica que atinge o Brasil e a queda dos repasses por parte do governo federal, a prefeita de Guaratinga, Christine Pinto, anunciou a adoção de medidas para o corte de gastos e despesas da administração municipal. O anúncio foi feito no último dia 6, por meio da publicação de um decreto no Diário Oficial do Município.
As medidas impostas pela gestora afetam todas as secretarias. Contudo, apesar dos cortes previstos, os serviços que são prestados à população não serão afetados; uma vez que as secretarias municipais irão dispor apenas o essencial.
Por este motivo, entre os cortes estão à suspensão das férias remuneradas, reajustes salariais, novas nomeações, horas extras, além da exoneração de 33 servidores comissionados.
Na contramão de muitos gestores que não abrem mão de subsídios, a prefeita Christina Pinto, de forma exemplar, encaminhou à Câmara Municipal um Projeto de Lei propondo redução dos valores dos subsídios para o chefe do executivo municipal, vice-prefeito e também para os secretários.