Preciso aprender a orar

“E quando orarem, não sejam como os hipócritas. (…) Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai (…) E, quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa…” (Mateus 6.5-7 Partes Selecionadas)

“Quero aprender a orar…” assim começa uma belíssima canção de Gerson Borges, que tem exatamente este título. Tenho algumas vezes me inspirado nela e meditado sobre essa indispensável jornada espiritual, a oração. Ao final dessa meditação deixarei o link para que, se você desejar, possa ouvir e beneficiar-se dela, como eu. Como Gerson Borges, também quero aprender a orar. Tenho orado praticamente toda minha vida. Meus pais e especialmente minha avó ensinou-me sobre oração quando ainda era muito pequeno. Tenho orado nas mais diversas situações: angustiado por não saber o caminho, sob o peso da culpa por pecados cometidos, na esperança de receber o que pedia, esforçando-me para me render completamente, admitindo dúvidas e assumindo minha falta de fé. E em muitos outros momentos.

Ainda sinto que preciso aprender a orar e essa declaração está longe de ser uma expressão de humildade ou modéstia. Não mesmo! Como preciso aprender a orar!! Ainda corro todos os riscos indicados por Jesus. O de orar falando do que, de fato, não é verdade, não traduz meu coração. Como os hipócritas. Orar com vaidade e presunção. Como me é difícil encontrar a porta daquele quarto secreto, do íntimo do meu ser, onde guardo verdades que nego e possivelmente tantas outras que desconheço. Preciso abrir a porta daquele lugar onde o Espírito Santo tanto tem a fazer por mim. Por mais que me esforce, minhas orações muitas vezes não passam da sala de estar. E perdem-se em repetições, em hábitos arraigados que me levam a fechar os olhos e nem sempre abrir o coração. Que me fazem repetir palavras que já deveriam ter sido abandonadas.

De uma coisa não tenho dúvida: preciso aprender a orar e para isso, preciso orar. Preciso de mais momentos a sós com Deus. Preciso pensar melhor no que vou dizer e pensar com a disposição firme de nada esconder de Deus. Preciso da ajuda de Deus para conversar com Deus. Acredito que a evidência de que minhas conversas com Deus serão apropriadas, que estão superando os equívocos que Jesus aponta, estará no meu relacionamento com as pessoas. Estará no tipo de homem que revelarei ser com minhas atitudes e, em especial, no que Deus verá em meu coração. Pois orar deve me mudar. Deve tornar-me quem ainda não sou, mas deveria ser. Quero aprender a orar! Minha espiritualidade depende disso. Preciso aprender a orar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui