“Quando terminou de lavar-lhes os pés, Jesus tornou a vestir sua capa e voltou ao seu lugar. Então lhes perguntou: “Vocês entendem o que lhes fiz?” (João 13.12)
Jesus queria que seus discípulos entendessem o que Ele acabara de fazer. O Mestre havia lavado os pés de cada um deles. O maior de todos era Jesus, mas Ele se fez servo de todos. No Reino de Deus as cosias são diferentes de como são no reino dos homens. Servir deve estar em primeiro lugar, é melhor que ser servido e é um privilégio. Anseios por grandeza e superioridade são sinais de fraqueza e não de virtude! Jesus já havia ilustrado essas verdades do Reino em outros momentos. Havia explicado, mas eles continuavam sem entender. Então Jesus mais uma vez demonstrou lavando-lhes os pés.
O poder daquele momento não foi apenas resultado do ato, mas do fato de que o coração de Jesus era, verdadeiramente, de um servo. Ele não estava simplesmente encenando. Jesus agiu como servo entre Seus discípulos durante todo o tempo de Seu ministério. Agora estava chegando o momento de Sua partida e os discípulos precisavam entender. Eles seriam os porta-vozes do Reino de Deus. E como poderiam se permanecessem seguindo os princípios do reino dos homens?
Há tantas coisas que precisamos entender e, como os discípulos, somos tão lentos para entender. Como eles, ainda estamos tropeçando em nossa jornada como discípulos. Queremos seguir o Mestre, mas não queremos servir. Precisamos entender o que Ele fez. Não apenas quando lavou os pés dos discípulos, mas em tudo. Se realmente entendermos o coração do nosso Senhor, essa compreensão nos fará mais humildes, mais serenos, mais pacientes, mais amorosos e, sem dúvida mais servos. Seja qual for a compreensão que julguemos ter do Reino, se ela nos faz orgulhosos e se ainda resistimos ao lugar de servos, é porque, na verdade, não entendemos nada!
ucs