Prado: Sebrae capacita restaurantes participantes do Festival Gastronômico

A participação no Curso de Alimentos Seguros – PAS/FLEX, do Sebrae, é condição indispensável para a participação de restaurantes no Festival Gastronômico de Prado deste ano. A decisão foi tomada na última reunião da Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras, Pousadas e Estabelecimentos Comerciais (APRHOPE), organizadora do evento.

O PAS/FLEX tem carga horária de 20 horas, sendo 16 dentro da sala de aula. A carga horária restante é preenchida dentro do estabelecimento participante, com um consultor do Sebrae. Nesta visita, o técnico vai avaliar a cozinha do estabelecimento, apontando por meio de um check list quais as possíveis adequações necessárias para o bom funcionamento.

“Este é um importante evento para o turismo da Costa das Baleias”, resumiu o coordenador do Sebrae no extremo sul, Jorge Cunha. “O Sebrae é parceiro e apoia integralmente essa ação. Realizaremos o Programa PAS/FLEX visando dar maior qualificação das empresas e segurança para os consumidores”, explicou ainda.

O Festival Gastronômico é um dos principais eventos turísticos de Prado, cidade localizada a 787 quilômetros da capital. A sexta edição do festival será realizada entre 7 e 16 de outubro, durante a Semana do Saco Cheio. Nas últimas edições, os diretores da APRHOPE perceberam que os visitantes do município são originários, em sua maioria, de Minas Gerais. Por conta disso, a entidade resolveu instituir como tema para este ano “O Sabor de Minas na Culinária Baiana”. Todos os pratos deverão fazer alusão ao tema com administração de, pelo menos, um ingrediente mineiro.

A iniciativa visa diversificar e valorizar a eterna amizade Bahia-Minas. O prato precisa ser inédito, ou seja, os participantes terão que inventar um prato exclusivo para o evento”, frisou.

Uma outra novidade para este ano serão oito oficinas gratuitas que estarão acontecendo durante o evento, disponibilizadas para os participantes pelo Senac. Em uma delas, os turistas e participantes vão aprender a fazer o acarajé, um ícone da culinária baiana. As crianças também terão o seu espaço assegurado e poderão participar de oficinas gastronômicas infantis, além de brincadeiras e animação com palhaços.

Nas edições anteriores, o número de participantes sempre variou entre 40 e 50 empresas. O material gráfico e promocional do evento – camisetas, banners, folders e os livretos com o roteiro de exposição dos pratos – devem ficar prontos em setembro. Para a confecção do roteiro, os participantes receberão a visita de um fotógrafo, para registrar as imagens dos pratos inscritos.

Os restaurantes de Prado integrantes do festival estarão caracterizados com um banner do evento e terão que obedecer a algumas normas – os pratos, por exemplo, deverão ter nomes criativos, ser individuais e com custo máximo de R$ 30,00. Os funcionários dos estabelecimentos também terão que se adequar. Obrigatoriamente, os que fazem o atendimento ao público deverão utilizar o uniforme do festival. Estão previstas apresentações populares de grupos artísticos e culturais regionais, como a marujada, a capoeira e o maculelê, além de shows de MPB.


Fonte: Débora Vicentini, com informações do site Cocobongo

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