Será realizada no próximo sábado, 6, às 18h, na Câmara de Vereadores de Prado, a Cerimônia de Graduação de 21 alunos do projeto social RAME Bahia MMA.
O evento contará com a participação especial do mestre Francisco Soares, faixa vermelha e branca – 6º DAN, e do professor Pedro Paulo, faixa preta 4º DAN, que virão do Rio de Janeiro especialmente para o evento.
Francisco Soares é tido como um dos maiores especialistas em artes marciais do Rio de Janeiro. É o aluno mais graduado do mestre José Higino, que desenvolveu o RAME no Brasil em 1975, como discípulo do mestre Yoshimasa Nagashima, do Japão. Mestre Francisco é o segundo na linha do RAME no Brasil com 32 anos de arte marcial. Formou-se faixa preta há 29 anos e atualmente é faixa vermelha e branca com grau 6º DAN.
No evento em Prado, ele participará da graduação de 21 alunos do projeto social RAME Bahia MMA, mantido pelos irmãos Nilton Oliveira e Márcio Hack. Projeto este que começou no município em 2002, e que tomou novos rumos neste ano de 2013 com a expansão e abertura para novos alunos. Atualmente o projeto funciona na Academia Prado Fitness e o grupo negocia um espaço maior.
Atualmente o projeto ministra treinos para mais de 80 alunos de forma voluntária e, com a graduação desses novos alunos, a expectativa que o número triplique só em 2013.
Segundo os irmãos Nilton e Márcio Hack, a arte marcial não incentiva a violência. “O nosso objetivo é disseminar a essência das artes marciais. O objetivo do RAME é trabalhar valores como a disciplina, caráter, honra e fidelidade. É fácil identificar esses valores em nossos atletas. Não incentivamos a violência, a rixa e o rancor e não usamos o nosso estilo para tirar vantagens de ninguém. Nosso objeto é um futuro melhor para os jovens que treinam conosco”, afirmaram os irmãos.
Fonte: Teixeira Notícias