Prado: Baleias jubartes são encontradas mortas em praia

Segundo o Instituto Baleia Jubarte, encalhes deste tipo são comuns durante a temporada reprodutiva dos animais

Corpo de animal foi encontrado em praia próximo ao centro da cidade (Foto: Primeiro Jornal)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Duas baleias da espécie jubarte foram encontradas mortas em uma praia no município de Prado, no Extremo Sul da Bahia, neste sábado, 10. O corpo de um dos animais foi encontrado em estado avançado de decomposição às margens da Praia da Amendoeira, enquanto o corpo da outra baleia foi localizado nas imediações da praia de Lagoa Grande.

A causa do encalhamento e subsequente morte das duas jubartes ainda não foi identificado. De acordo com o site Primeiro Jornal, a Secretaria de Meio Ambiente de Prado divulgou através de nota que tomará as medidas necessárias para a retirada do animal do ambiente.

Segundo o Instituto Baleia Jubarte, que fica na cidade de Caravelas, é comum a ocorrência de encalhes na costa brasileira durante a temporada reprodutiva das baleias jubartes, que acontece entre julho de novembro.

Foram registrados 10 encalhes desta espécia de animal até o dia 5 de agosto. Destes incidentes, apenas uma jubarte foi encontrada viva e devolvida ao mar, em uma praia de Santa Cruz de Cabrália.

Em junho deste ano, uma baleia jubarte também foi encontrada morta na cidade de Nova Viçosa, também no Sul baiano. O animal, um macho com mais de 13 metros, já estava em avançado estado de decomposição quando foi localizado dentro da área da reserva extrativista do Cassurubá.

Segundo o Instituto Baleia Jubarte, a notícia do encalhe do animal só chegou até eles no dia 22 de junho. Como o lugar é de difícil acesso e acessível somente de barco, foi preciso que a reserva cedesse uma lancha para a equipe chegar ao local. “Mesmo assim foi preciso chegar perto da praia, saltar na água e carregar os equipamentos até a baleia”, explica o veterinário Milton Marcondes, diretor de pesquisa do instituto.

Do exame feito ao animal, não foi possível estabelecer com certeza a causa da morte, mas a presença de hemorragia intensa perto da região dorsal e a presença de alguns hematomas indicam que a baleia pode ter sido atropelada por um navio.

 

Fonte: Correio

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui