Prado: 10ª Festival Gastronômico movimenta turismo local

Pousadas e hotéis sem vagas, barracas de praia entupidas, filas de espera na Praça de Alimentação e restaurantes do Beco das Garrafas e Praça da Matriz. Esse foi feliz cenário para o comércio de Prado com a realização de mais uma edição do Festival Gastronômico.

O evento, sinônimo de sucesso, fez de Prado uma das praias preferidas de mineiros, capixabas e do público regional nesse final de semana na Costa das Baleias.

Em sua 10ª edição, o tradicional festival traz o tema “Nossas Raízes”, onde 34 pratos da culinária baiana concorrem entre si nas categorias: Melhor Prato Principal, Melhor Pizza, Melhor Sobremesa e Melhor Porção / Petisco.

Entre os pratos principais, a disputa segue entre o restaurante Jubiabá com o prato Poti do Mar – preparado com camarão ao molho de chocolate com pimenta e risoto de uva verde. E o restaurante Banana da Terra que, esse ano surpreendeu com o prato Saló – um delicioso purê de bacalhau com camarão VG, montado sobre uma casca de coco verde, um charme só.

A cabana Escorpião Dourado foi a única que apostou na moqueca. O prato A Favorita está forte na disputa com um preparado de peroá, banana, arroz e pirão e farofa.

O Japa do Beco, restaurante especializado em culinária Japonesa, não ficou de fora. A equipe da Daiane e do Felipe Mafra criou o Acarajapa do Beco, que são bolinhos empanados de salmão grelhado, arroz japonês, cream cheese, gergelim e cebolinha, com camarão e molho tarê. Opção quente ou frio (com ou sem pimenta).

Entre as pizzas, Al Capone (Casa da Pizza Paulista) e Nordestina 2 (Pizzaria Marquezi) são as preferidas do público. A Al Capone leva mussarela, camarão rosa, alcaparras, ervilhas frescas, orégano e azeitonas. A nordestina é feita de caldo cremoso com filé de camarão e acompanha torradas, cheiro verde.

Em meio às porções, o Restaurante do Gazo está com o Camarão Crocante, que é uma porção caprichada de camarão frito com alho e acompanha molho de pimenta. E a Cabana Sambaleia está com o Bolinho de Aipim e Camarão. Uma porção com 6 unidades recheada com catupiry.

As sobremesas – hummmm – estão demais este ano. A franquia Brigadeirissímo está com o Baião de Doce – uma Tortilha de chocolate recheada com cocada de coco mole levemente aquecida, finalizada com sorvete de tapioca e calda de vinho do porto, decorada com raminho de erva doce. A Sorveteria Tropical vem com Sabor Tropical – uma sobremesa com sorvete de tapioca, sorvete de cacau, sorvete de banana, calda de maracujá, kiwi, abacaxi em rodelas, maçã, chantilly, morango, cereja e canudo waffles montada no prato.

Quem visita Prado pode, além de desfrutar do melhor da comida baiana, curtir os mais lindos passeios.

No beco das garrafas tem o stand do La Isla Ecoresort, que oferece Passeios de Escuna para os Recifes de Guaratibas e Avistamento de Baleias. O agente de Turismo Bila é o responsável.

E tem ainda o Centro de Informações Turísticas onde fica o stand da Prado Eco Tour, que oferece Passeios Paradisíacos para as praias de Cumuruxatiba, Praia do Cahy, Corumbau e Abrolhos. Um luxo só.

Não fique de fora do 10º Festival Gastronômico. Corra, ainda dá tempo! O evento teve início na sexta-feira (9/10) e segue até o próximo domingo (18/10).

A lista completa dos estabelecimentos que concorrem e a votação para eleger o melhor prato estão disponíveis na internet através do site www.aprhope.com.br.

O 10º Festival Gastronômico de Prado é um evento realizado pela APRHOPE com o apoio do comércio local.

Márcio Hack

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui