“Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.” (Efésios 5.15-16)
Em nossa jornada de regeneração, seremos mudados com a ajuda da presença de Deus. Somos salvos porque somos reconciliados com Deus e, uma vez reconciliados com Deus, se seguirá um processo regenerador em nós. Essa é uma evidência da salvação que recebemos na reconciliação. Nossa adoração como cristãos é justamente a manifestação dos frutos de nossa regeneração, quando agimos de maneira agradável a Deus, em imitação a Ele. Como temos visto, isto envolve nosso esforço e comprometimento.
Paulo diz que devemos ter cuidado com a maneira como estamos vivendo. Ter cuidado é estar atento, avaliar, procurar refletir sobre os rumos de nossa vida. Sem que oremos diariamente e tenhamos um tempo de reflexão sobre nossa vida à luz das Escrituras, para que Deus fale conosco, não teremos o cuidado necessário. Quando nos reunimos como igreja, quando procuramos aprender mais com cristãos mais maduros, tudo isso também coopera para que possamos atender à exortação de Paulo, pois vamos precisar escolher entre a insensatez e a sabedoria.
A insensatez está por todo lado, mas não parece insensatez. E não parece justamente porque está por todo lado! Quando um comportamento é dominante, por ruim que seja, não aparece ruim, porque “todo mundo faz assim!”. Mas o que é comum, necessariamente não é saudável ou honra a Deus. Os dias são maus, adverte o apóstolo. Vivemos numa sociedade que ama o dinheiro, o poder e tudo que produz prazer e está cheia de insensatez. Ande com Deus e tenha cuidado com seu jeito de levar a vida. “Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo é permitido, mas nem tudo edifica” (1Co 10.23).