Duas equipes do Colégio Cariza, representaram Porto Seguro na etapa regional do Torneio Brasil de Robótica, ontem, dia 22 de outubro, na cidade de Serra, Espírito Santo.
O torneio acontece anualmente e reúne alunos e professores de todo o país. O evento consiste em fomentar o desenvolvimento sócio educacional dos estudantes, além de favorecer a inovação e o desenvolvimento tecnológico dos participantes.
O Cariza Tech, formado por alunos entre 12 a 15 anos de idade, conquistou o 1º lugar na categoria Middle 2. A equipe criou um aplicativo com informações preventivas para doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Além deste projeto científico, a equipe também obteve boas pontuações na prova prática do robô, que tem como objetivo concluir as etapas do tapete de avaliação.
A segunda equipe, Cariza High Tech, também conquistou o 1º lugar. O grupo é da categoria High, formada por alunos entre 15 a 19 anos de idade. Com essa premiação, o time passou a ter o título de bicampeã, pois alcançaram a vitória no torneio de 2019.
Para a apresentação do método científico, a equipe utilizou materiais renováveis, como fibra de coco e resíduos de madeira, para criar ecoblocos e ecotelhas para serem incorporadas em construções de moradias sustentáveis. A Cariza High Tech também alcançou uma pontuação recordista, em nível nacional, na prova prática com o robô.
O professor e líder das duas equipes, Yuri Derevtsoff, se emocionou ao ver seus alunos recebendo a premiação. “Me sinto muito orgulhoso por estar aqui, mais uma vez, levando o nome da nossa escola e da nossa cidade para um torneio dessa magnitude. Não foi fácil chegar até aqui, mas meus alunos são dedicados, esforçados e merecem esse prêmio. Vamos rumo ao torneio nacional agora”, completou o líder.
As equipes foram classificadas para a etapa nacional que acontecerá no Rio de Janeiro, nos dias 10 e 11 de dezembro deste ano.