Porto Seguro: Expoagro gera ótimos negócios para a região

Quase R$ 1 milhão foi movimentado durante o evento

Durante os dias 19 a 23 de setembro, Porto Seguro sediou a 1ª Semana de Negócios da Costa do Descobrimento – a Expoagro.

Promovido pelo Sindicato Rural, Convention Bureau e Sindhesul, o evento, que reuniu cerca de 50 produtores de vários estados, dos quais se destacam Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia, movimentou quase R$ 1 milhão.

Segundo Paulo Cesar, mais conhecido como “PC”, diretor do Sindhesul, a Expoagro tem a intenção de unir duas cadeias produtivas interessantes da região: a estrutura turística e o agronegócio.

PC explica que o evento, inicialmente, teria sua primeira edição em 2013. Contudo, quando a idéia da Expoagro chegou ao mercado, produtores como Fábio Cotrim, o maior produtor de ovinos e caprinos geneticamente melhorados do Brasil, puxaram o evento para este ano devido a importância de uma cidade como Porto Seguro, reconhecida internacionalmente, e o potencial de negócios da região.

O evento foi considerando um sucesso. Prova disso é que a segunda edição, em 2013, tem data marcada – de 23 a 29 de setembro – e já com criadores inscritos.

Para PC, a Expoagro está gerando um retorno incrível para a região, pois, além do valor monetário gerado diretamente durante o evento, houve, ainda, a movimentação da economia local (hotéis, restaurantes, barracas de praia, lojas etc.), além agregar com parceiros e sugestões para o agronegócio da região e para os eventos futuros.

Mercado de eventos

“O turismo de negócio pode ser a redenção de Porto Seguro”, enfatiza Paulo Cesar.

PC ressalta a importância da promoção do turismo de negócios para a economia de Porto Seguro. Ele pontua que o Município tem um potencial fantástico para esse tipo de mercado e que não precisa fazer nenhum investimento em estrutura para usufruir desse segmento, pois já possui uma grande rede hoteleira, cento de convenções, aeroporto internacional e estrutura de lazer. “Só não tem empresários que acreditam e invistam nisso”, afirma.

“O empresariado tem que fomentar isso, provocar, ir ao encontro dessa demanda que existe… Basta a gente acreditar, entender que o mercado de eventos é a nossa redenção e investir”, enfatiza.O diretor do Sindhesul esclarece que esse trabalho tem que ser continuo. Quando o município vai captar um evento, ele concorre com outras cidades de vários estados, e tem que levar toda uma estrutura, promover visitas técnicas, gastar com passagens aéreas, hospedagens, jantares e brindes. “Se o empresariado não acredita, não investe na entidade que pode fazer isso e não corre atrás, a gente não vai para lugar nenhum”, finaliza.

 

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