Porto Seguro: SUS oferece atividades físicas ao ar livre

Desenvolver um trabalho voltado para melhorar ainda mais a qualidade de vida e a saúde da população, através da prática regular de exercícios físicos. Essa é a proposta implementada em Porto Seguro, por meio do Sistema Único de Saúde, que oferece diariamente à população atividades físicas ao ar livre e o Projeto Academias de Saúde, em diferentes pontos da cidade, a exemplo dos bairros Frei Calixto, Mirante Caravelas, Campinho e Cambolo, além dos distritos de Arraial D’Ajuda e Vera Cruz.

Sob a supervisão de educadores físicos capacitados, as atividades corporais caíram no gosto popular e a cada dia aumenta o número de adeptos, registrando atualmente 500 participantes, das mais diversas faixas etárias. As atividades estão integradas aos programas já existentes na Secretaria de Saúde, que visa prevenir e controlar doenças como hipertensão, obesidade, diabetes e cardiovasculares. Para participar, é necessário procurar o educador físico e realizar o cadastramento.

De acordo com levantamento feito em 2014 pela Vigitel (Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por Inquérito Telefônico), cerca de 52% da população brasileira tem excesso de peso. Esse índice é maior entre homens (56,5%) do que entre mulheres (49,16%).

A Secretária de Saúde, Edna Alves, explica que os indicadores de obesidade advindos da alimentação inadequada tem relação direta com o sedentarismo e ressalta a importância de priorizar a qualidade de vida. “Para mudar esta atual realidade, é necessário ter uma alimentação equilibrada, saudável, como também a prática de atividade física que ajudam a controlar o peso e mantém o colesterol dentre dos níveis recomendados. É o desejo da gestão Cláudia Oliveira que a comunidade aproveite ao máximo as atividades ao ar livre e as academias de saúde. É uma forma de trabalhar a prevenção e o cuidado com o bem estar dos moradores de Porto Seguro. É importante lembrar que quando investimos na prevenção, reduzimos as chances do aparecimento de doenças”, esclarece.

 

Ascom da prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui