Porto Seguro: Sindicatos são destaque na 12ª Sessão da Câmara

Da redação

Representantes dos bombeiros civis, dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias buscam apoio dos vereadores em prol de causas trabalhistas

A participação dos Sindicatos dos Bombeiros Civis, dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias foi destaque na 12ª Sessão da Câmara, realizada hoje (29). Os representantes das classes citadas buscam apoio dos vereadores em prol de causas trabalhistas.

O Projeto de Lei (nº 039/2015) dos vereadores Dilmo Santiago e Élio Brasil, com apoio dos demais edis, altera o artigo 2º da Lei (nº 980/211) que promove ajuste da tabela de vencimentos dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias e dá outras providências.

Já a primeira votação do Projeto de Lei (nº 033/2015), de autoria do vereador Élio Brasil, foi suspensa a pedido dele para ser discutido internamente entre vereadores, empresários e o sindicato. A matéria dispõe sobre a obrigatoriedade de contratação de bombeiro civil e manutenção de Unidade de Combate a Incêndio e Primeiros Socorros, composta por Bombeiro Civil, nos estabelecimentos privados que menciona.

Tribuna Livre

O vereador Dilmo Santiago questionou o tempo de uso da Tribuna Livre por representantes da sociedade organizada, o que estaria extrapolando os limites estabelecidos e prolongando as reuniões. Segundo ele, alguns assuntos deveriam ser discutidos internamente na Câmara para agilizar os trabalhos.

“Não concordo”, protestou o vereador Aparecido Viana. “Ganhamos muito bem para atender ao povo e as reuniões devem durar o tempo que for necessário”. Já Dilmo, em réplica, disse estar sendo mal interpretado, mas manteve a opinião.

Por sorteio, o vereador Nilson Cardoso (Nilsão) foi o primeiro a usar a Tribuna Livre. Ele reclamou de um Radar Eletrônico na Praça das Pitangueiras, escondido próximo às árvores, que estaria gerando muitas multas por desconhecimento ou desatenção dos motoristas, que não visualizam o equipamento. Obras no bairro Baianão e Parque Ecológico também foram lembradas por Nilsão.

Danilo Barbosa (Danilo Suprilar) parabenizou o deputado Uldurico Junior pela realização do Futebol Solidário, com participação de políticos e autoridades. O vereador ainda disparou contra a prefeita. “Houve um empenho em dificultar o evento. A imprensa comprada daqui colocou até nariz de palhaço nas matérias sobre a visita de Romário, Tiririca e Popó”.

Nilzelito Nobre (Ditão) pediu melhorias para o distrito de Arraial d’Ajuda, entre outras localidades, e parabenizou a administração municipal pelas obras realizadas na cidade.

Dilmo Santiago falou sobre o equilíbrio entre emoção e razão, referente aos discursos de representantes da sociedade na Tribuna Livre, pedindo bom senso. Ele ainda questionou sobre o que os políticos envolvidos no Futebol Solidário fazem ou já fizeram pela cidade.

O presidente da Câmara, Élio Brasil, disse estar discutindo com os sindicatos e defendeu o 14º salários para todos os agentes de saúde e endemias. Ele ainda pediu exoneração da diretora do Programa de Controle de Endemias, Tássia Lobo, apontando falhas da servidora.

Aldair Andrade (Aldair do Campinho) usou a Tribuna Livre, mais uma vez, para falar em nome de Deus. Ressaltou que todos os problemas que acontecem na Câmara são por falta de Deus, ou influência do “inimigo”, como se o meio político fosse dividido apenas entre o bem e o mal, numa dualidade simplista para questões complexas. O vereador finalizou dizendo que está na casa para falar de Deus e não fazer política.

Evaí Fonseca lembrou sobre o dia do servidor público e discordou do colega Danilo Suprilar. Lembrou que o Estádio Municipal foi liberado para realização do Futebol Solidário, mas dentro das normas do município. Ele ainda falou sobre a reunião realizada com os taxistas, mototaxistas representantes da empresa de ônibus e do transporte alternativo. O vereador também elogiou o trabalho desenvolvido pelo comandante do 8º BPM, Major Humberto Moreira; informou sobre o processo de reorganização do trânsito na cidade; sobre a Escola Pública de Trânsito para pessoas com baixa renda; defendeu a servidora Tássia Lobo pela competência e pediu mais diálogo e parceria entre legislativo e executivo.

Benedito Alves (Bené) reclamou sobre a execução de algumas obras no distrito de Trancoso, parabenizou a realização do Futebol Solidário de maneira imparcial e cobrou promessas feitas para o “outro lado”, referindo-se à Arraial d’Ajuda e Trancoso.

Valcledes Ceara (Corea) reforçou que os sindicalistas estão no caminho certo pela busca de direitos trabalhistas e disse ter a obrigação de fazer o que é certo. “Contem com meu apoio”. Ele ainda lembrou a cena durante o final do jogo (Futebol Solidário), onde os políticos teriam, segundo ele, “saído correndo de campo” para não darem atenção ao povo. “Pra onde foram os alimentos arrecadados? O que esses políticos trazem de relevante?”

Aparecido Viana também lembrou sobre a passagem de vários políticos pelo município durante o fim de semana e aconselhou. “Tem que haver respeito. Porque tanto interesse, ganância, ambição por poder, críticas sem alternativas”. O vereador ainda comentou com indignação sobre servidores municipais que nunca atendem ligações e nem ao povo.

Benedito Santos (Bené do Arraial) explanou sobre obras realizadas em Arraial d’Ajuda e Trancoso pela administração municipal e disse que muitas coisas estão acontecendo e precisam ser valorizadas. Em referência ao Futebol Solidário, disse que foi uma brincadeira de gastar dinheiro. “Quem pagou isso? O dinheiro gasto em diárias para políticos e despesas poderia ser revertido para quem realmente precisa, sem fazer politicagem. Qual deles fez algum projeto para a cidade, em prol de Porto?” O vereador ainda demonstrou preocupação com a superlotação da Balsa e declarou apoio aos sindicatos.

Requerimentos

O vereador Aparecido Viana requer do Executivo Municipal o envio de Proposição versando sobre a instituição do Plano Municipal de Cargos e Salários dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias.

Benedito Alves (Bené) pede ao Executivo Municipal notificação junto a EMBASA para fiscalização de propriedades BA 001, na entrada da Aldeia Velha, visto que, estão despejando esgoto “in natura” na via.

E Evaí Fonseca requer do Executivo Municipal intercessão junto ao diretor geral do Trânsito da Bahia, Luiz Maurício, para instalação permanente da Escola Publica de Trânsito.

Indicações

Evaí Fonseca indica a reforma e ampliação do módulo da II etapa da Vila Valdete.

Aparecido Viana pede a pavimentação asfáltica das ruas do Bairro Novo, povoado de Pindorama e do centro do distrito de Vera Cruz.

Robério Moura (Robério do Meio Ambiente) quer o rebaixamento da ladeira do bairro Mirante do Rio Verde, melhoramento da estrada do distrito de Trancoso.

Valcledes Seara (Corea) indica a construção de campo de futebol nas Casas Novas, Complexo Frei Calixto.

Marcos Antônio Santos (Marcos Aurora) pede a limpeza do entorno da construção do Posto de Saúde do bairro Cambolo.

Benedito Santos (Bené do Arraial) solicita a ampliação e revitalização em caráter de urgência da área de embarque/desembarque das balsas no Apaga Fogo.

Nilzelito Nobre (Ditão) quer a perfuração de poço artesiano na Comunidade de Limoeiro e construção de Posto de Saúde e Escola Municipal no bairro Alto do Vilas, distrito do Arraial D´Ajuda.

E o vereador Aldair Andrade (Aldair do Campinho) indica a reforma e revitalização do Parque Infantil da quadra do Campinho.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui