Porto Seguro: Sessão temática sobre vírus ebola é realizada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Secretaria de Saúde de Porto Seguro realizou, no dia 25 de agosto, uma capacitação com informações acerca da triste doença que vem assustando todo o continente africano, o ebola. Considerando a missão diária em promover contínuas ações de preparação e aperfeiçoamento dos profissionais de saúde, estiveram presentes na Câmara Municipal de Vereadores, a secretária de Saúde, Edna Alves, médicos do Sistema Único de Saúde, equipe técnica da Vigilância em Saúde e 8 DIRES, sob o comando do médico infectologista Juarez Dias, sanitarista responsável por emergências em saúde do estado da Bahia.

Os registros de ebola estão concentrados no continente africano, tendo até a presente data 2473 casos confirmados e 1350 óbitos nos países da Nova Guiné, Libéria, Serra Leoa e Nigéria. O evento tomou importância internacional, considerando o risco para a saúde pública de outros países por meio da propagação internacional de doenças e que potencialmente requerem resposta imediata.

Contudo, não há registro de nenhum caso suspeito no Brasil ou em outro país deste continente, porém, por possuir em Porto Seguro aeroporto internacional, a secretaria de saúde do estado, juntamente com o município, reforçaram a importância de discutir a doença, epidemiologia, normas e procedimentos necessários para o plano de contingência adotado pelo Ministério da Saúde.

“Não há existência de vacinas disponíveis para o extermínio do ebola, e a doença possui letalidade de 60% a 90%, embora longe do continente sul-americano, todas as medidas preventivas devem ser adotadas e consideradas no Brasil”, enfatiza o infectologista Dr Juarez Dias.

O ministério da Saúde disponibiliza em seu site oficial informações detalhadas sobre a doença, sintomas e condutas de segurança. Acessem www.saude.gov.br

 

 

 

Fonte: Ascom da prefeitura

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui