Por Mara Magalhães*
A manifestação promovida por funcionários públicos municipais, dentre eles professores da rede pública e indígenas de várias aldeias, que com palavras de ordem do tipo “prefeito caloteiro, pague o nosso dinheiro” interditaram a BR-367, na orla norte de Porto Seguro, durante cerca de 5 horas nesta sexta-feira, 28, finalmente chegou ao fim.
A interdição da BR provocou um colapso no trânsito da cidade, que ficou praticamente paralizado em toda a orla norte e em várias s ruas do centro, como a Av. Navegantes..
O impasse foi desfeito depois que a prefeita Cláudia Oliveira assumiu o compromisso de pagar os salários e o 13º atrasados nas primeiras semanas de 2013, caso o prefeito Gilberto Abade não o faça. A notícia foi levada aos manifestates por representantes da nova administração que foram até o local do protesto, depois de cerca de uma hora e meia de negociação, intermediada pela Polícia Militar, com o vice-prefeito Miguel Balejo, que alega, além da falta de recursos da prefeitura para honrar os salários atrasados, a impossibilidade de uma medida emergencial devido ao fechamento dos bancos, que só voltam a funcionar no dia 02 de janeiro.