Porto Seguro: Seminário de Inovação e Competitividade no Turismo traz uma das maiores especialistas do Brasil

Por Daniel do Valle / O Sollo

Autora do Best Seller “Marketing na Era Digital”, Martha Gabriel, fala sobre transformações e tendências mundiais

Representantes dos setores de hotelaria, lideranças políticas, empresariais e estudantes participaram do Seminário Inovação e Competitividade no Turismo, realizado ontem (17), no auditório do Senac. A palestrante da noite, Martha Gabriel, autora do Best Seller “Marketing na Era Digital”, falou sobre mudanças e tendências mundiais que ilustram como o mundo se transforma em um grande “aldeia global”. O evento é parte integrante do conjunto de ações fruto do Convênio SEBRAE e Secretaria Municipal de Turismo.

De acordo com o gerente regional do SEBRAE, Alex Brito, Martha Gabriel foi escolhida por ser uma das maiores especialista a nível mundial na área de marketing digital e business, com grande conhecimento sobre novas tecnologias. Ele ainda apresentou sua equipe, responsável pelo suporte aos empresários do extremo sul da Bahia.

O secretário municipal de turismo e vice-prefeito, Umberto Nascimento, lembrou como o turismo gera emprego, renda para a região e merece atenção especial. “O mundo de hoje é online, precisamos nos atualizar e assumir novos comportamentos. Cerca de 95% dos turistas procuram informações sobre os destinos na web. Por isso, temos que oferecer ao internauta informações e experiências prazerosas”.

Umberto Nascimento ainda apresentou o novo portal desenvolvido pela Central de Mídias Digitais da Secretaria, para divulgar os produtos turísticos locais e cadastrar os setores de hotelaria, restaurante, transporte, entre outros, através de uma busca rápida. O endereço eletrônico é: www.portosegurotur.com.

Palestra

O primeiro slide apresentado pela palestrante Martha Gabriel – “Os homens criam as ferramentas e, então, as ferramentas recriam os homens” – já mostrava como o mundo tem mudado rápido e sociedade tem mudado com o mundo. Na era do crescimento exponencial (século 21), não serão 100 anos de progresso, mas 20 mil. “As mudanças serão cada vez mais rápidas e a tecnologia é o fator principal que causa as transformações”.

De acordo com ela, online é o lugar mais visitado quando as pessoas planejam uma viagem, e as empresas devem ficar atentas a isso para existirem e se destacarem no mundo digital. “Quanto maior a complexidade de um ambiente, mais sofisticado devem ser os seus agentes”.

Martha Gabriel também falou sobre mega tendências mundiais, produtos e tecnologia, como o celular (smartphone), data economy (análise de dados), real time (o agora), social (interações entre pessoas) e sustentabilidade (durabilidade). “Tudo isso deve ser integrado a habilidades de pensamento crítico, criatividade, inovação e conexão”.

A palestrante, muito dinâmica, atualizada e com um icloud de informação em mente, empolgou a todos com uma oratória de reflexões profundas, descontraída e finalizou a apresentação com a frase de Peter Drucker, ”o maior perigo em tempos de turbulência, não é a turbulência, mas agir com a lógica do passado”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui