Porto Seguro sedia o 1º Congresso Internacional de Educação do Estado da Bahia

A abertura do 1º Congresso Internacional de Educação do Estado da Bahia – CIDEB 2011, na noite do dia 8, reuniu mais de 2.600 pessoas, no Centro de Convenções, de Porto Seguro.

A solenidade contou com a presença do Prefeito, Gilberto Abade, que empenhou para a realização do evento em Porto Seguro, incentivando a participação de todos os professores da rede municipal de ensino, subsidiando parte da inscrição. Além dele, a mesa de honra foi composta também pelo magnífico reitor da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Lorisvaldo Valentin da Silva; a pró-reitora da Extensão da UNEB, Adriana Santos; o juiz da Vara Crime, André Strogenski; a secretária de Educação, Dilza Reis; a tecnologista do Núcleo de Educação Ambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Maria Tereza; e a diretora da DIREC, Janeth Aparecida Scofield.

Perspectivas

O reitor, Lorisvaldo Valentin, falou sobre os quatro dias de programação, em que o CIDEB visa promover o desenvolvimento pessoal e profissional em todas as áreas, fundamentados nos mais elevados padrões éticos e de qualidade. “Visando sempre a satisfação através de propostas, que atendam as necessidades de trabalho, dos novos rumos científicos, tecnológicos, econômicos, humanos, sociais e culturais da coletividade e não simplesmente responder a desejos específicos”, pontuou.

A Secretária, Dilza Reis, disse esperar que o Congresso sirva para aprimorar as leis que regem a Educação no Brasil, indicando saídas para o Estado. “A primeira deve ser o resgate da autoestima do professor, além de focar um novo olhar sobre a Educação, pela ótica de quem mais precisa”, acredita.

O prefeito, Abade, considera que os temas a serem explorados no evento elevarão os conhecimentos e habilidades dos educadores das 103 escolas municipais da zona urbana e rural, que lecionam para 33 mil estudantes no município. Certo de que esse momento se tornará referência para a Bahia, fixou o mês de junho no calendário municipal para as próximas edições do Congresso. “Além das características que conferem a esse evento um valor acadêmico, no âmbito da capacitação, a aproximação das diferentes instituições, compromissadas com as políticas públicas da Educação, atende a uma exigência da sociedade, reunindo pesquisadores, professores e estudantes em torno da qualificação dos educadores e a fundamentação da pedagogia empreendedora e inclusiva”, o que é muito importante para aprimorar o ensino, frisou.

Abade concluiu seu discurso dando boas-vindas ao palestrante da noite, o professor doutor, Leonardo Boff, que explorou o tema Ética e Tempo de Transcendência. Sem consolos, preferiu angustiar o público, na tentativa de provocar a transcendência. “O mundo vive em crise. A principal delas é a crise da ética. Precisamos urgente resgatar esse valor para com o planeta e para com as pessoas, colocando-nos um no lugar do outro”, começou, sendo aplaudido várias vezes ao longo de suas palavras sobre a razão sensível, onde o sentimento é a principal marca do ser humano.

Objetivos

Entre os objetivos do evento estão a contribuição para a constante melhoria da educação; promover o desenvolvimento humano em todas as dimensões do conhecimento; educação continuada no Brasil, e a capacitação prática dos professores e educadores.

A troca de conhecimentos em áreas multidisciplinares também serão motivadas; além de reunir os maiores especialistas em educação, promovendo um debate em torno de temas polêmicos que fazem parte do cotidiano nas instituições de ensino.

A integração e a busca da transformação, motivando os professores a serem agentes de resgate de valores e ética junto aos estudantes é o grande resultado esperado desse encontro que visa à inclusão social.

Fonte:Verônica Menezes/Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Porto Seguro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui