Porto Seguro sedia encontro com representantes da vigilância sanitária do Extremo Sul da Bahia

Porto Seguro sedia encontro com representantes da vigilância sanitária do Extremo Sul da Bahia. Fotos Ascom

Com a finalidade de ampliar, ainda mais, o fortalecimento das estratégias da vigilância sanitária municipal do extremo Sul da Bahia, levando-se em conta a proximidade dos festejos do carnaval, com o aumento do fluxo turístico nessa época, a Secretaria de Saúde de Porto Seguro sediou, na manhã de terça-feira, 26/02, reunião com coordenadores das vigilâncias sanitárias que integram o litoral do extremo Sul Baiano. Estiveram presentes ao evento representantes dos municípios de Caravelas, Alcobaça, Prado, Mucuri, Belmonte, Cabrália, Eunápolis, Itamaraju, Teixeira de Freitas e Medeiros Neto.

No encontro, recepcionado pela superintendente da vigilância em saúde, Larissa Altoé, diretora da Vigilância Sanitária, Luciane Minetto, diretor da vigilância em saúde ambiental, Osvaldo Brans de Porto Seguro, também compareceram o técnico da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Márcio Pires e a técnica do Núcleo Regional, Marilene Santos.

“Hoje, neste momento, nós temos a possibilidade de sermos multiplicadores de saberes com base nas experiências distintas de tantos municípios. As iniciativas de gestão da qualidade da vigilância sanitária, vigilância epidemiológica,  rede de atenção básica e vigilância ambiental, que estão em curso em Porto Seguro, têm a motivação de aprimorar e organizar os processos de trabalho, a fim de expandir e melhorar constantemente o trabalho de todos os setores, de forma conjunta, capacitando os técnicos, esclarecendo práticas, definido ações e procedimentos que produzam efetivos avanços, como temos exitosamente alcançado em nosso município”, declara a diretora da vigilância sanitária de Porto Seguro, Luciane Minetto.

Apresentações

A abertura destacou-se pela abordagem organizacional da rede de atenção Básica, em Porto Seguro, como coordenadora e ordenadora do cuidado da saúde à população, através da estruturação dos fluxos de trabalho, bem como a criação de mecanismos que viabilizam o processo integrado construído diariamente com os departamentos de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, atuações que têm conferido ao município a condição de referência no extremo sul baiano.

A diretora da vigilância sanitária, Luciane Minetto, pontuou as principais atribuições, procedimentos, processos e dinâmicas de atuação que a VISA de Porto Seguro tem realizado, o que resulta em avanços significativos ao implantar processos de gestão da  e desenvolvimento de ações qualificadas participativas junto ao servidor público, promotoria e a sociedade.

Ao final da reunião, os representantes dos municípios, acompanhados pela diretora Luciane Minetto, visitaram as novas instalações que compõem o prédio da vigilância sanitária.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui