O secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Aquicultura e Pesca (Seagri), Eduardo Salles, recebeu o título Comenda Pedro Álvares Cabral durante a 6ª Expo Verão, realizada em Porto Seguro. A honra foi concedida pela Associação dos Criadores de Equinos de Porto Seguro e Extremo Sul da Bahia. Salles também participou da entrega dos troféus aos campeões da raça Mangalarga Marchador.
Na ocasião, o titular da pasta agradeceu a honra em ser agraciado pelo título e falou dos benefícios trazidos pela exposição ao município, como geração de emprego e renda, e de como a criação de equídeos tem tornado a Bahia referência no cenário nacional.
A exposição deste ano, realizada entre os dias 20 a 24 deste mês, contou com a participação de 90 expositores, sendo que 284 cavalos da raça Mangalarga Machador foram julgados.
Luiz Miranda, diretor de Pecuária da Seagri, informou que a Expo Verão abre o calendário oficial de exposições agropecuárias da Bahia, onde a especialidade é expor Mangalarga Marchador, o que a coloca entre as melhores do país. “Uma das nossas atenções é trabalhar o melhoramento genético dos animais, e as exposições são oportunas para que isso aconteça”, afirma.
Segundo ele, a mostra é uma oportunidade de se promover o melhoramento genético de uma região, uma vez que os produtores da região têm a possibilidade de adquirir reprodutores e matrizes geneticamente superiores e conseguem aumentar a produtividade. Além disso, a Expo Verão permite ao selecionador escoar a produção.
O diretor de Pecuária da Seagri assegurou ainda que o agronegócio do cavalo gera mais emprego do que os disponibilizados pela indústria automobilística brasileira. Sobre o assunto, Oziel Bonfim, presidente da Associação de Criadores de Equinos de Porto Seguro e Extremo Sul, disse que a Bahia possui a maior criação de equinos do Brasil, de acordo com a Comissão Nacional de Agricultura. A intenção é que a região do Extremo Sul, especialmente Porto Seguro, seja referência no Brasil em criação de cavalos, bem como deseja ser a Expo Verão. “Hoje somos a maior exposição do Norte e Nordeste e queremos ser referência nacional. Conseguimos congregar a força do cavalo na nossa região, com a realização da Expo Verão, ao apelo turístico de Porto Seguro para trazer e reunir criadores de todo o Brasil, e fazer uma grande festa chamada Expo Verão, criando um produto turístico do agronegócio”, comemora Bonfim.
Na visão do secretário estadual de Agricultura, a Expo Verão marca história, e que este é o momento dos pecuaristas, criadores de cavalo, congregarem força e trabalhar para trazer a exposição nacional de cavalos Mangalarga para a Bahia. “A secretaria de Agricultura estará sempre apoiando os pecuaristas em todos os momentos, porque a equinocultura é importante para o Estado. Vamos unir forças para ampliar a exposição com a entrada de outros animais, e assim solidificar ainda mais a Expo Verão, diz Eduardo Salles”.
Movimentação
O público presente pode visitar o stand da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (Car) divulgando programas do Governo da Bahia como Vida Melhor, Água para todos, Gente de Valor, Produzir, Mata Branca, Quilombolas. A Associação dos Produtores de Eucalipto do Extremo Sul da Bahia (Aspex) exibiu, além dos eucaliptos, produtos como café, mel, cupuaçu, pitanga, Pau Brasil e Ingá.
Vivaldo Mendonça, diretor da Car, falou que a participação da companhia no evento se justifica por toda atuação na Costa do Descobrimento, no Sul e Extremo Sul da Bahia, no apoio às cadeias produtivas que, na oportunidade, foram representadas pelos criadores e pelos agricultores. Ele contou que há 30 anos, a Car trabalha intensamente no combate à pobreza rural incentivando a verticalização do processo produtivo, a mecanização agrícola, melhoria na infraestrutura social, a construção de pontes e o escoamento da produção, além de atuar no desenvolvimento do sistema de abastecimento de água para dessedentação animal, e para o próprio consumo humano. “Acompanhamos o produtor rural com todo o auxílio técnico e infraestrutura em parceria com a Seagri, Adab,Ebda, Bahia Pesca não só aqui, mas na região metropolitana de Salvador e em todo Estado. A Car acredita que pode gerar renda, garantir desenvolvimento à agricultura familiar e ajudar as organizações do setor”, ressalta.
Cerca de R$ 500 mil foram investidos na Exposição que contou com o apoio da Seagri, Car/Sedir, Prefeitura de Porto Seguro e Associação dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador da região do Extremo Sul da Bahia.
Ascom/Seagri