Porto Seguro: Secretaria de Saúde leva atendimento domiciliar a pacientes

Receber em casa os cuidados médicos necessários para tratar de uma doença com toda a assistência adequada e cuidado clínico. Essa é a realidade vivenciada por 70 pacientes, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), assistidos pelo Programa de Internação Domiciliar (Melhor em Casa), da Secretaria de Saúde de Porto Seguro.

Entre os beneficiados pelo Programa, é o querido Breno Ferreira Meira, de 15 anos. O jovem, acometido por traumatismo crânio encefálico, proveniente de um acidente automobilístico em 2010, conta no conforto do lar, com o aconchego da família, todo acompanhamento das equipes multidisciplinares de saúde, formadas por médico, fisioterapeuta, assistente social, enfermeiro, técnico de enfermagem e psicólogo, que o acompanham constantemente.

Nesta terça-feira, 15/12, Breno, ao lado da mãe, Eliete Ferreira dos Santos, recebeu a equipe dos profissionais de saúde para mais um dia de assistência e avaliação. Durante o atendimento, a fisioterapeuta, Ana Elisa Sena, realizou sessão de fisioterapia manual, trabalhando as áreas das pernas, braços e mãos, objetivando fortalecer os músculos e ampliar a ativação dos membros.

O encontro foi marcado pela entrega mensal de importantes insumos, que incluíram fraldas, seringas, soros, gases e medicamentos, além da disponibilização de prescrição de exames, com o intuito de monitorar o quadro clínico do precioso Breno. De acordo com a médica Raquel Dani, responsável pela supervisão geral do paciente, o jovem encontra-se estável, apresentando significativa melhora de saúde devido a permanente assistência oferecida.

Com emoção e gratidão, a mãe de Breno mostra-se satisfeita com o atendimento e destaca o trabalho humanizado e contínuo realizado pelo Programa Melhor em Casa. “Estou bastante satisfeita com toda assistência de qualidade que tem sido dada ao meu filho pelo SUS em Porto Seguro. Para mim, toda a equipe que o atende é 1000. Tudo que Breno precisa, desde atendimento a remédio, é oferecido integralmente, graças a Deus”, afirma.

 Breno também é assistido pelo Tratamento Fora Domicílio (TFD), disponibilizado e custeado pelo município. Neste ano, por três vezes, ele viajou à Salvador, para receber tratamento no Hospital Magalhães Neto, anexo ao Hospital das Clínicas, a fim de melhorar os movimentos superiores e inferiores do adolescente, utilizando a medicação toxina botolínica.

Para a prefeita Cláudia Oliveira, o empenho e esforço são reais e estão presentes, proporcionando dignidade para as pessoas que necessitam de serviços e programas de saúde em Porto Seguro. “Aderir a programas como o Melhor em Casa, que trazem benefícios a nossa população são sem dúvidas ações inovadoras que valorizam os nossos pacientes de forma humanizada, além de ofertarmos insumos necessários para a sua reabilitação e tratamento em sua própria residência. A nossa gestão sempre defendeu a bandeira de ofertar mais qualidade de vida a todos e a equipe da Secretaria de Saúde faz muito bem a sua missão”, declara.

 

 

 

Ascom da prefeitura

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui