Porto Seguro se mobiliza no Dia Mundial de Sensibilização para a Surdez

Porto Seguro se mobiliza no Dia Mundial de Sensibilização para a Surdez. Foto Ascom

Para marcar a passagem do 26 de setembro, Dia Nacional da Surdez, e sensibilizar a comunidade para a existência das pessoas surdas, a Prefeitura de Porto Seguro, através da Secretaria de Educação e Ceame (Centro de Educação Inclusiva e Educação Especializada) está realizando diversas ações em Porto Seguro.

Lembrando também o Dia Mundial de Sensibilização para a Surdez, foi realizada, na praça ACM, uma mobilização, com faixas, informações para a população e a distribuição de material em Libras (Língua Brasileira de Sinais),  língua oficial dos surdos. Além dos alunos do Ceame, participaram ainda da ação os secretários de Educação, Janis Souza; Administração, Gilvan Florêncio e Comunicação, Cezar Aguiar; educadores; a coordenadora do Ceame, Vera Martins Liu e a professora de Libras, Ruth Cassemiro dos Santos.

“Precisamos sensibilizar a sociedade para a existência das pessoas com surdez, tornando os espaços públicos, como a Defensoria Pública, Câmara de Vereadores, Ministério Público, Detran entre outros, mais acessível”, diz a coordenadora, Vera Liu. Segundo ela algumas instituições já estão se mobilizando e uma das maneiras de permitir que os surdos tenham acesso aos serviços públicos é através da contratação de tradutores para a Língua Brasileira de Sinais.

Atualmente, 20 pessoas com surdez, entre adultos e crianças, são atendidas pelo Ceame, num processo educacional que inclui a integração no ambiente escolar, alfabetização e o aprendizado de Libras. “Geralmente os pais das crianças surdas não falam Libras, que é a linguagem delas, o que dificulta ainda mais o aprendizado e a comunicação. A sociedade precisa olhar o surdo não como um deficiente, mas como uma pessoa inteligente e com todas as possibilidades de trabalhar, se casar, se inserir e ser útil na sociedade”, ensina.

A secretária de Educação aproveita para agradecer os parceiros envolvidos, destacando o apoio da prefeita Cláudia Oliveira e das secretarias de Saúde, Serviços Públicos, Comunicação e Administração.

No dia 27, a partir das 8h30, será realizada no Ceame, à rua Itagibá,  uma programação especial em parceria com a UFSB e COMDEF.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui