Porto Seguro se destaca entre as 51 cidades com potencial turístico com classificação “A”

por Lúcio Andrade/ osollo.com.br

Apesar da diminuição do número de cidades com potencial turístico entre as edições de 2013 e de 2016 do Mapa do Turismo Brasileiro, segundo dados do Ministério do Turismo, a cidade de Porto Seguro se destaca entre as 51 cidades com classificação “A”.

Em 2013, foram mapeados 3.345 municípios em 303 regiões turísticas em todo o país. Já na versão atual, são 2.175 municípios em 291 regiões turísticas.

alt

A versão 2016 do mapa foi lançada nesta terça-feira (12). Ela identifica as cidades de interesse turístico e aquelas que, de alguma forma, se impactam pelo turismo – como, por exemplo, aquelas que não recebem turistas, mas enviam mão-de-obra ou insumos para cidades vizinhas que são efetivamente turísticas.

Segundo o governo, no entanto, a queda no número de cidades é considerada benéfica, pois, com uma versão mais enxuta, “os órgãos conseguem priorizar, efetivamente, os municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento”.

“Através do mapa, o dinheiro público é melhor aplicado nas regiões que realmente têm vocação turística”, diz Rogério Cóser, diretor do Departamento de Ordenamento do Turismo. “Se pudéssemos atender os 5.570 municípios do Brasil com muito dinheiro, estaríamos com um sorriso de orelha a orelha. Mas, infelizmente, a situação está difícil, então temos que usar o pouco que temos da melhor forma possível.”

De acordo com o ministério, o mapa atual “traz um retrato mais adequado à realidade do país”, pois nem todas as cidades da versão anterior tinham potencial turístico.

Porto Seguro

O fluxo turístico na região de Porto Seguro ultrapassa 900 mil visitantes anuais. Dos turistas internacionais, quase a metade são portugueses, argentinos e italianos.

Além das atrações históricas, a região conta com belas praias, um agitado carnaval e um ambiente aconchegante. Destaques para o museu de Porto Seguro, o memorial da Epopéia do Descobrimento, o Parque Nacional do Monte Pascoal, o Parque Municipal Marinho do Recife de Fora, o Arraial d´Ajuda Eco Parque, a Ilha dos Aquários, e a Estação Veracel.

Com uma localização estratégica, a pouco mais de uma hora de voo das principais capitais nacionais, e servido por uma malha aérea que liga o destino aos grandes centros urbanos do país, Porto Seguro possui um dos maiores parques hoteleiros do Brasil, com mais de 45 mil leitos, para todos os gostos e bolsos.

Os principais atrativos estão em seus 85 quilômetros de litoral, com praias de areia fina e mar azul. A história, a cultura, as aldeias indígenas, a Mata Atlântica, os atrativos noturnos e a gastronomia também são destaque nesta região que encanta turistas de todos os cantos desde 1500.

Por isso, o destino recebe visitantes de todas as idades – jovens desacompanhados ou em grupos de amigos, famílias com filhos, casais em lua-de-mel, turistas da terceira idade, executivos viajando a negócios – todos têm diversão e segurança garantidos.

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui