Porto Seguro: Reunião discute implantação da UFSBA

Detalhes da implantação do campus da UFSBA (Universidade Federal do Sul da Bahia) em Porto Seguro foram tratados em encontro realizado sexta-feira, 1º, no gabinete da prefeita Cláudia Oliveira, na Casa da Lenha, em Porto Seguro. A prefeitura irá doar o terreno, em local que ainda está sendo definido, para a construção da universidade, cuja previsão é de iniciar as aulas no primeiro semestre de 2014.

Segundo o coordenador de implantação da UFSBA, Naomar Almeida Filho, os recursos para a construção do campus já estão liberados, faltando apenas concluir a tramitação do projeto no Congresso Nacional. Um dos principais objetivos da nova universidade é resolver a grave deficiência de formação de mão de obra especializada na região Sul da Bahia, castigada pela decadência da lavoura do cacau. “Todo ano, 17 mil alunos concluem o ensino médio e encontram apenas 1475 vagas disponíveis no ensino público superior”, constatou.

Com uma proposta pedagógica e um modelo de ensino semelhante aos mais modernos do Brasil e do mundo, a UFSBA utilizará um sistema, em que o aluno entra na universidade através do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). A grande inovação consiste no ingresso do estudante ao chamado Programa de Bacharelado Interdisciplinar, em que ele primeiro escolhe sua área de atuação e depois de dois anos faz a opção pela carreira profissional que deseja seguir. Durante os primeiros anos, o aluno já recebe formação tecnológica para atuar no mercado de trabalho.

Cursos disponíveis

O campus de Porto Seguro disponibilizará formação superior nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, Ciências Ambientais, além de uma rede de colégios universitários, que abrirá 300 vagas nos seis municípios da sua área de abrangência – Porto Seguro, Eunápolis, Cabrália, Belmonte, Itabela e Guaratinga. Os cursos universitários ainda não estão totalmente definidos, mas segundo membros da Comissão de Implantação, Porto Seguro deverá oferecer cursos como Administração, Economia, História, Sociologia, Pedagogia, Oceanografia, Engenharia Florestal, Biologia, Geografia e Geologia.

Outra grande inovação do projeto da UFSBA – que terá campus também em Teixeira de Freitas e Itabuna, com cursos em outras áreas de formação – é a sua proposta de inclusão, que proporciona aos moradores dos municípios do Sul da Bahia, com mais de 20 mil habitantes, a oportunidade de entrar na universidade através de Colégios Universitários instalados em seus próprios municípios. O programa será viabilizado através da parceria entre o Governo Federal, Governo da Bahia e prefeituras municipais.

Projeto inovador

As salas, para 100 alunos, serão equipadas com 50 computadores de primeira geração, onde as aulas serão ministradas em tempo real e os conteúdos também serão armazenados para consulta posterior. Preocupado com a precariedade das instalações das escolas estaduais em Porto Seguro, que receberiam os Colégios Universitários, o secretário de Relações Institucionais, Robério Oliveira, propôs a ampliação da participação do município no convênio.

“Porto Seguro está bem avançada em relação a outras sedes. Aqui essa parceria está tão bem encaminhada que nos deixa bastante tranquilos para começar o projeto amanhã”, ressaltou Joana Guimarães, membro da comissão.

Ascom da Prefeitura de Porto Seguro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui