O secretário Municipal de Cultura e Turismo, Luis Otávio Borges, recebeu na manhã de terça-feira, 16, em Brasília, do Ministério do Turismo, Fundação Getúlio Vargas e SEBRAE Nacional, uma premiação por evolução em competitividade do município, de acordo com o Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2014.
O Índice de Competitividade, diagnóstico que mede o turismo no Brasil, avaliou Porto Seguro em 13 dimensões sendo que em oito delas o destino obteve melhora. No quesito infraestrututra, a cidade obteve 12,5 pontos de evolução comparados com 2013. Com isso, Porto Seguro deu um salto da 64ª para a 48ª posição do ranking para este critério avaliado.
Outros quesitos como Acesso (nota 66,3), graças às reformas do aeroporto e à inauguração de novos voos; Marketing e Promoção do destino, que levou em conta a participação do município em feiras e eventos de turismo ganharam (7,5 pontos); e Aspectos Culturais, que rendeu um crescimento de 6,4 pontos na nota final, também merecem destaque.
O estudo avaliou o município nos seguintes critérios: Infraestrutura Geral, Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Atrativos Turísticos, Economia Local, Capacidade Empresarial, Aspectos Ambientais, Marketing, Políticas Públicas, Cooperação Regional, Monitoramento, Aspectos Sociais e Aspectos Culturais. Esta foi a sexta versão do relatório do Índice de Competitividade.
Luis Otávio Borges, secretário de Cultura e Turismo, falou dos avanços feitos para a melhoria de Porto Seguro desde a chegada da Prefeita Cláudia Oliveira que resultaram no reconhecimento do trabalho realizado. “Desde que assumiu o governo, a prefeita Cláudia procurou imediatamente investir na infraestrutura turística não apenas para atender aos turistas, mas aos habitantes também. Foram investimentos em saneamento básico, recolhimento do lixo, saúde, reformas de estradas, pavimentação de ruas e iluminação pública. Tudo isso serviu para credenciar o município na sua vocação e aumentar a autoestima da população”.
Porto Seguro oferece infraestrutura de qualidade tanto para moradores quanto para os visitantes. A cidade dispõe de Delegacia do Turista, que funciona 24 horas por dia, a recém instituída Guarda Municipal e a Polícia Turística, que auxilia no atendimento especializado. O destino oferece ainda serviços de transporte coletivo, táxis e mototáxis, além de uma rígida e controlada coleta de lixo.
Fonte: Ascom da prefeitura, com informações do Ministério do Turismo