Porto Seguro recebe equipe do MTur e da UFF para validação do roteiro rural

Porto Seguro recebe equipe do MTur e da UFF para validação do roteiro rural. Foto: Ascom

Entre os dias 29 de novembro a 03 de dezembro de 2021 Porto Seguro, através da Secretaria Municipal de Turismo, serviços, atividades e transportes turísticos (SETUR), recebe as equipes técnicas do Ministério do Turismo (MTur) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), responsáveis pelo projeto “Experiências do Brasil Rural”: Rodrigo Moreles Canez, analista Técnico do MTur; Osiris Marques (UFF), coordenador geral do projeto; Verônica Mayer (UFF), coordenadora local do projeto, roteiro “Terra Mãe do Brasil”, Rocézar Amaral e Paulo Medeiros, registros de imagens.

Foto: OSollo

Durante a semana, os atrativos como fazendas, hospedagens e propriedades da agricultura familiar, participantes do roteiro denominado “Terra Mãe do Brasil, seus caminhos, segredos e sabores”, criado e fomentado pela Secretaria de Turismo de Porto Seguro, passarão por avaliações com base nos conceitos e ideias apresentadas durante a fase de capacitação, além da verificação da viabilidade de cada experiência desenvolvida no decorrer do projeto.

Foto: OSollo

“Nosso roteiro contempla quatro distritos, onde mais de 50% das áreas são rurais e de proteção ambiental, ainda pouco conhecidas pelo grande público. Esse projeto está dando mais visibilidade e qualidade ao turismo rural de Porto Seguro e irá surpreender os viajantes de todo o país”, destaca o vice-prefeito e secretário municipal de turismo Paulinho Toa Toa.

No final da tarde de segunda-feira, 29 de novembro, pouco após aterrissarem em Porto Seguro, os profissionais foram recepcionados pela equipe da SETUR, Anderson Quaresma, secretário Adjunto do Turismo, Aline Rodrigues, superintendente de Produto Turístico e Fernanda Rodrigues, diretora de Comunicação, além da empresária e hoteleira Renata Tardin, da Bahia Active e Hotel Estalagem. O encontro foi no bar e restaurante Gallo Deck, na região central da cidade, em um encantador entardecer à beira do Rio Buranhém.

Os representantes do Ministério do Turismo e Universidade Federal Fluminense irão visitar quase todas as atrações do roteiro rural “Terra Mãe do Brasil”, em uma programação intensa, que conta com carro e van de apoio cedida pela Prefeitura de Porto Seguro. Mas, o principal transporte deles será a bicicleta, que compõem o cicloturismo e proporcionará maior imersão às vivências do turismo rural.

Foto: OSollo

As atividades do “Experiências do Brasil Rural”, iniciado em junho de 2021, tem entre os seus objetivos: qualificar, incentivar e capacitar empresários, empreendedores e produtores rurais para a criação e aprimoramento de roteiros de experiência. A validação é a última etapa do projeto, que acontece após meses de muito trabalho feito de forma remota, nas fases de diagnóstico, capacitações, mentorias, seminários, oficinas de experiências e ações de promoção e apoio à comercialização do roteiro. Segundo o MTur, a expectativa é que as experiências desenvolvidas a partir do projeto possam ampliar e diversificar a oferta turística brasileira.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui