Porto Seguro recebe a 68ª Reunião Anual da SBPC

 alt

A programação científica preliminar da 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) já está disponível no site do evento.

Com o tema “Sustentabilidade, Tecnologias e Integração Social”, a maior reunião científica do país acontecerá de 03 a 09/07/16, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro.

Assim como ocorre em todas as Reuniões Anuais da SBPC, a de Porto Seguro busca inserir a ciência no cotidiano dos cidadãos e valorizar a produção científica nacional.

Também a exemplo dos eventos anteriores, a 68ª Reunião Anual será um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um espaço de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

Junto com a 68ª Reunião Anual da SBPC, serão realizadas também a SBPC Jovem e Mirim, a ExpoT&C e o Dia da Família na Ciência.

Mais informações e a programação completa podem ser obtidas no site do evento, no endereçowww.sbpcnet.org.br/portoseguro/programacao/.

SPBC Educação

Nos dias 01 e 02/07, a cidade de Teixeira de Freitas recebe a “SPBC Educação”, atividade que antecede a reunião a ser realizada em Porto Seguro, de 03 a 09/07. Organizada pela comissão executiva local da RA, oferecerá aos professores do ensino básico ao superior da região sul do Estado palestras e minicursos de atualização sobre regulamentação, Plano Nacional de Educação (PNE), Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), estratégias de ensino e avaliação e inovação da educação.

“É tudo voltado para a atualização em termos de ensino e para a integração desses três níveis. Vamos falar também de mercado de trabalho para atender às demandas da região, particularmente de ciência, humanidades e artes”, conta Carlos Caroso, coordenador da comissão executiva local da 68ª RA.

A “SBPC Educação” foi realizada apenas uma vez, na 65ª Reunião Anual, em 2013, em Pernambuco. Nesta segunda edição, as sessões serão concentradas no campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Teixeira de Freitas. “O foco são professores do ensino fundamental e médio da região. Esperamos cerca de 1200 professores, principalmente da rede pública”, ressalta Caroso.

Dividido em dois dias, com uma carga horária intensa de 16 horas de atividades, o evento foi organizado em parceria com a UFSB, que tem um campus na cidade também.

A programação traz conferencistas de universidades como a UFSB, Uneb, da PUC de São Paulo, das Universidades Federais do Rio de Janeiro (UFRJ), de Goiás (UFG), da Bahia (UFBA), de Minas Gerais (UFMG), do Recôncavo (UFRB), da Bahia (UFBA) e Fluminense (UFF), além de consultores da Capes. A programação completa está disponível aqui.

Caroso conta que a comissão trabalhou também para garantir a participação desses professores na RA, em Porto Seguro. “Estamos atrelando as duas coisas, na expectativa que muitos desses professores levem seus alunos a Porto Seguro. Pelas escolas que já confirmaram, a expectativa é que receberemos em torno de 1800 estudantes por dia na semana da Reunião Anual”, estima.

A inscrição para a SBPC Educação é exclusiva para professores da educação básica da região de Teixeira de Freitas e podem ser feitas por este link.

Legado

A secretária-geral da SBPC, Claudia Masini d’Avila-Levy, destaca que essa edição da Reunião Anual tem características que a tornam um evento particular. “Uma delas é que ela é organizada por uma universidade muito jovem, com uma proposta de educação inovadora. Além disso, algumas atividades são novidade também, como a SBPC Artes e, de certa forma, a SBPC Educação”, comenta.

As duas atividades são de organização de comissão executiva local, e contam com o suporte da SBPC nacional, conforme conta Levy. “Em toda Reunião Anual, a SBPC leva um pouquinho da experiência e deixa um pouquinho de si aonde vai. Nesse caso, acho que vamos deixar uma contribuição muito favorável, não só para esses professores, mas para todos os alunos”.

Entre os temas que serão debatidos nas conferências que serão realizadas na UFSB, estão:

Nanoestruturas de carbono – Características e Desafios

1. Sustentabilidade ainda é possível

2. Ondas gravitacionais: Uma nova janela para o universo

3. Câncer infantil

4. Dengue, Chikungunya e Zika (Vacinas, formas clínicas, epidemiologia)

5. As Ciências Sociais e suas perspectivas de intervenção de um ponto de vista brasileiro

6. Ação Multissetorial do enfrentamento de epidemias

7. Epidemia de zika e desafios para saúde pública

8. Sementes: inovações tecnológicas e desafios

As mesas-redondas trarão para discussão, entre outros, temas como:

1. A estratégia nacional de ciência, tecnologia e inovação

2. As aplicações da energia nuclear para o desenvolvimento da sociedade

3. Popularizando a ciência em um mundo globalizado

4. Marco Civil da Internet e direitos universais

5. Ética na pesquisa com seres humanos

6. Sistema Nacional de CT&I, integração e diferenças regionais

Fonte: ASCOM da SBPC

Foto: Reprodução

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui