Porto Seguro realiza Seminário de Avaliação da Mobilização Social contra a Dengue

De acordo com os organizadores, as parcerias foram fundamentais para o sucesso do projeto.

O município de Porto Seguro realizou, nesta quarta-feira dia 25, o Seminário de Avaliação da Mobilização Social contra a Dengue. A iniciativa envolveu Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), e reuniu gestores municipais, profissionais de saúde, agentes de combate a endemias, agentes comunitários de saúde, articuladores e parceiros do projeto.

O Projeto de Mobilização Social foi implantado há oito meses nos 10 municípios baianos com maiores índices de infestação predial do mosquito Aedes aegypti. De acordo com Maria Cristina Leal, da FLEM, a realização do projeto em Porto Seguro mudou para melhor a forma de combater a dengue. “Os resultados mostram que o envolvimento da liderança foi bom e que a participação mais efetiva da comunidade fará com que seja ainda melhor, para isso, devemos ir aonde o povo está”, disse. Leal afirmou que o comprometimento do município foi fundamental para os resultados positivos.

No seminário, os agentes destacaram a aproximação da comunidade como um ponto positivo da mobilização, mas também revelaram pontos a melhorar. Para Beth França, da SESAB, a sistematização das atividades, o passo a passo com a população, representou um avanço significativo. “Construímos conforme a realidade de cada local. Criamos uma relação de confiança, respeitando as características de cada bairro. Os moradores passaram a entender que o seu comportamento interfere nos resultados da saúde pública”, registrou. Nos 10 municípios, a mobilização cadastrou 500 articuladores e 600 parceiros. Foram realizados faxinaços, palestras em escolas e empresas, caminhadas com adultos e crianças, visitas, produção e veiculação de peças publicitárias, dentre outras ações, possíveis graças ao envolvimento das secretarias municipais, escolas, entidades representativas e empresas de diversos setores.

Vigilância Epidemiológica – controle diário e acompanhamento

O número de ocorrências no município cresceu em relação a 2010. De janeiro a maio de 2011, foram confirmados 428 casos, 5 deles com complicação, 3 hemorrágicos e 1 óbito. “Os números poderiam ser ainda maiores se não fossem as ações de bloqueio realizadas pelas equipes de plantão, assegurou Tássia Lobo, coordenadora de Combate a Endemias. Ao apresentar os dados municipais, a coordenadora explicou que um caso suspeito de dengue gera a demanda de vários serviços da Vigilância Epidemiológica, que, ao detectá-lo, acompanha o paciente na evolução da doença, em caso positivo, e, independente da confirmação, realiza ronda, bloqueio com fumacê ou inseticida na localidade onde paciente é encontrado. Ações como essas evitaram a entrada da dengue do tipo 4 no município e já reduziram consideravelmente o número de casos.

A ocorrência de dengue reflete-se na vida econômica e produtiva da cidade. Estudantes perdem aulas, funcionários se afastam do trabalho e as unidades de saúde ficam sobrecarregadas. A maioria das notificações surgem de dentro dos serviços de emergência, o que demonstra o medo da população com a dengue, afirmou Kátia Nunes, secretária municipal de Saúde. “Contudo, ainda não conseguimos conscientizar sobre a autonomia do sujeito na prevenção. Por isso, temos que agir diariamente, insistentemente”. Nunes agradeceu e cumprimentou a todos os envolvidos na mobilização.

A secretária de Governo e Comunicação, Sandra Rizo, representou o prefeito Gilberto Abade e parabenizou todos os técnicos e coordenadores pelo comprometimento profissional e pessoal. “Ando de ponta a ponta deste município e posso observar que a situação melhorou cerca de 70%. E isso se deve, principalmente, à credibilidade das pessoas que estão se mobilizando e ao acolhimento de todos os parceiros. Estamos voltados para um bem maior que é o cuidado de toda a população assistida em Porto Seguro.

Ao final do seminário, houve apresentação de peça teatral sobre a prevenção da dengue, música e homenagens aos parceiros.

Fonte: Alexandra Soares/Ascom da Secretaria de Saúde de Porto Seguro

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui