Porto Seguro realiza primeiro mutirão contra a dengue em 2011

Porto Seguro realiza primeiro mutirão contra a dengue em 2011Foi realizado nesta quinta-feira o primeiro mutirão 2011 de combate a dengue, em Porto Seguro. Os agentes de combate a endemias e os agentes comunitários de saúde visitaram as casas e o comércio do bairro Mercado do Povo. Recolheram lixo, realizaram vistoria e aplicaram inseticidas. A comerciante Iraci de Freitas recebeu a visita de um agente e mostrou que é uma boa militante na luta contra a dengue: “Não deixo vasilhas abertas no quintal, recolho e fecho o lixo e abro as portas para receber o pessoal de combate. Se a gente não fizer isso, vai contribuir com a proliferação do mosquito”, ressaltou.

O trabalho intensivo da Secretaria de Saúde tem provado que, se todo mundo ajudar, novos casos da doença podem ser evitados. De janeiro do ano passado até aqui, foram confirmados 67 casos de dengue, sendo um deles do tipo hemorrágica. Neste período não houve registro de morte pela doença. Os números são bem reduzidos se comparados aos do ano de 2009, que registrou, até o mês de setembro, 981 casos de dengue e 6 óbitos. De acordo com o secretário de Saúde Kerrys Ruas, o envolvimento da comunidade tem colaborado grandemente para os bons resultados: “A ajuda pode vir como as pessoas puderem. Nos mutirões, na conversa com a família e o vizinho, na divulgação da campanha, manutenção da limpeza do ambiente. O importante é ara evitar procriação do mosquito Aedes Aegypti”, afirmou.

Desde novembro de 2010, a Prefeitura se mobiliza para oferecer um verão tranqüilo aos seus munícipes e turistas. Em dezembro realizou mutirões nos bairros Paraguai, Vila Vitória, Cambolo e Ubaldinão. Graças a uma parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Fundação Luís Eduardo Magalhães estão sendo realizadas oficinas de capacitação para atuação nas várias etapas de combate à dengue, como planejamento de ações, divulgação e contato com a comunidade. A parceria com as outras secretarias municipais, empresas de comunicação, escolas e maçonaria, por exemplo, está tornando possível a realização dessas ações. Para o prefeito Abade, o fato de Porto Seguro não estar entre os sete municípios com maior chance de ter uma epidemia de dengue, dentre os divulgados pelo Ministério da Saúde esta semana, já é resultado deste trabalho conjunto. “Unir forças é a palavra de ordem. Com a mobilização contribuímos para se cumprir o que determina o Ministério da Saúde, que estabeleceu para 2011 o combate a dengue como uma prioridade no país”, disse.

De acordo com o coordenador de Endemias do município, Alcântara Pereira, o mutirão que estava agendado para o bairro Campinho na terça-feira passada vai ser realizado nesta sexta, 14 de janeiro.

Acompanhe a agenda do mês:

14/01- Campinho

18/01- Casas novas

20/01- Gravatá

25/01- Pça do coelho

27/01- Orla norte

Fonte: Alexandra Soares/Ascom da Secretaria de Saúde de Porto Seguro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui