Porto Seguro realiza etapa urbana de vacinação contra a raiva em cães e gatos

Porto Seguro realiza etapa urbana de vacinação contra a raiva em cães e gatosCães e gatos de várias raças, tamanhos e temperamentos tiveram um motivo especial para dar uma voltinha na rua, no último sábado (18). É que foi realizada a vacinação contra a raiva para esses animais. No Dia Nacional de Vacinação, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, imunizou na zona urbana 12 mil animais com mais de um mês de idade, cumprindo 100% da meta estimada. Ao todo, foram disponibilizados 31 pontos de vacinação pela cidade. O prefeito Abade ressaltou a importância de cada cidadão fazer a sua parte, levando o seu pet para vacinar: “Se todo mundo colaborar, poderemos manter em zero o número casos de transmissão de raiva animal.” A instalação de vários postos visou, segundo o secretário de Saúde, Messias Boaventura, o maior número possível de animais protegidos contra a doença para, desta forma, evitar que ela chegue ao ser humano.

A estudante Elisa Melgaço levou o cão Pedrinho, de 10 meses, para ser vacinado. Foi difícil segurá-lo para tomar a injeção, mas ela reconheceu que valeu a pena: “Tenho que cuidar dele, para ficar tranquila com a minha saúde também”, afirmou. Ao dizer por que motivo acha importante vacinar Bob, o cãozinho de estimação de 2 anos de idade, a dona de casa Damaris Barbosa concordou: “Como o contato dele com outros cães e com pessoas é constante, acho fundamental vacinar.”

As pessoas que não conseguiram levar o seu animal de estimação para vacinação podem levá-los ao Prédio de Combate a Endemias, na Rua 15 de Novembro, 41, Centro, em Porto Seguro, até 30 de outubro. Ou então ligar para (73)3288-1542, para agendar visita de um agente em casa.

Vacinação na zona rural

De acordo com Alcântara Martins, coordenador municipal de Combate a Endemias, a partir desta terça-feira, a Secretaria de Saúde vai realizar a vacinação na zona rural, cuja meta é de 2 mil animais. Os pontos estão distribuídos nas localidades de Vera Cruz, Pindorama, Itaporanga, Agrovila, Vale Verde, Caraíva, Nova Caraíva, assentamentos dos sem-terra e aldeias indígenas. Equipes itinerantes vão aos locais de difícil acesso. Ao todo, 130 profissionais estão empenhados na imunização.

A campanha está sendo realizada em todo o país. De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo é eliminar os casos de raiva humana, originados da raiva canina e felina. A raiva é uma doença fatal, cuja transmissão para o homem acontece por meio de mordida, lambedura e arranhadura de animais doentes. A vacinação antirrábica é a principal forma de prevenção de casos humanos e de controle da doença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui