Durante o mês de março, quatro artistas argentinos (Franco, Sofi, Aylen e Joaquín) estão percorrendo o município de Porto Seguro para levar cultura para as periferias e áreas mais afastadas, tudo de graça. O projeto Cinema Nômade “En Cleta Vamos” combina conhecimento, experiências e interesses com o intuito de aprender e compartilhar novos saberes e aprendizados. Esta ação conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo.
Aylen, uma das integrantes do grupo, diz que a ideia de vir a Porto Seguro surgiu por acaso. “Estávamos no Rio de Janeiro e pretendíamos ir até à divisa com o Espírito Santo, até que um caminhoneiro nos deu uma carona e disse que nos levaria até Porto Seguro. Não planejamos nada de nossa viagem e cá estamos”.
“O acolhimento e a receptividade foram maravilhosos. Estamos impressionados em como o povo nos recebeu. As pessoas abrem suas casas, nos convidam para tomar café, almoçar e até dormir em suas residências. Em todos os lugares que já passamos está sendo ótimo, pois esta é a nossa primeira experiência”, conta Sofi.
Os distritos de Pindorama, Arraial d’Ajuda e Trancoso, além dos bairros de Agrovila, Frei Calixto, e Campinho já receberam as mostras de cinema. Neste fim de semana o grupo argentino se apresenta nos distritos de Vale Verde e Caraíva, encerrando a série de apresentações.
A Secretaria de Cultura e Turismo contou com o apoio dos seguintes parceiros para a realização desta ação: Pipo’s Bar (Pindorama), Dona’s Bar (Agrovila), Bar do Vasco (Baianão), Bar Raízes do Arraial (Arraial d’Ajuda), Bar Adão e Eva (Trancoso), Camping Mundaí e Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira.
Vale Verde
20/03 – 16h – Comunidade Nossa Senhora Aparecida e 19h – Quadrado de Vale Verde;
Caraíva
21/03 – 19h – Velha Caraíva (em frente à Igreja);
22/03 – 19h – Jambreiro (Nova Caraíva).
Fonte: Ascom da prefeitura