Porto Seguro: Profissionais do “Mais Médicos” participam de encontro

Por Daniel do Valle / O Sollo

Tutores e supervisores avaliam trabalhos realizados e orientam equipes municipais

Profissionais de saúde do programa federal “Mais Médicos”, da 8ª região do extremo sul, participam do 3º Encontro locoregional com tutores e supervisores, para avaliação dos trabalhos realizados e orientação das equipes. Esta edição da reunião está sendo realizada na Câmara Municipal, durante os dias 17 e 18.

Representantes do Programa Saúde da Família das cidades de Guaratinga, Itabela, Eunápolis, Belmonte, Santa Cruz Cabrália, Itapebí e Porto Seguro estão presentes. Tutores do Estado, ligados a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), também participam de reunião com os gestores da “Atenção Básica” dos municípios envolvidos.

A tutora Maria Bitencourt explica que o “Mais Médicos” é uma iniciativa que envolve os Ministérios da Saúde e da Educação e funciona como uma bolsa de formação acadêmica e de especialização. “Cada equipe de oito a dez médicos, tem um supervisor para acompanhamento e orientação. A cada três meses oficinas são realizadas e a cada seis meses acontecem as reuniões regionais. O projeto tem um caráter estruturante para a saúde pública no Brasil. Vivemos um momento ímpar”, acrescenta.

De acordo com a supervisora do “Mais Médicos”, Niurka Perez, os profissionais apresentam as boas práticas do dia a dia, que trazem um diferencial para o atendimento, com resultados positivos, além da orientação aos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), projetos de intervenção vinculados as Universidades Federais.

Segundo a supervisora Sandra Regina Carvalho, o programa é importante para levar profissionais aos distritos mais distantes, de difícil acesso, para vivenciar a realidade local e conseguir melhorar a qualidade de vida da população. “A equipe de Eunápolis realizou, por exemplo, um importante trabalho junto a diabéticos, com orientações para uso de insulina, importância do medicamento e técnicas de aplicação pessoal”.

Outro trabalho de destaque foi apresentado pela médica, Brunna Mayrinck, que faz TCC em educação sexual. Ela trabalha em Trancoso e tenta diminuir o índice de gravidez na adolescência, com as comunidades da zona rural, através de palestras, dinâmicas, questionários, consultas individuais e oficinas. “Os problemas são sempre relacionados à falta de informação e orientação”, ressalta.

O programa Mais Médicos visa diminuir a carência de profissionais nas regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de reduzir as desigualdades regionais na área da saúde, fortalecer a prestação de serviços de atenção básica, aprimorar a formação médica e proporcionar maior experiência no campo de prática médica durante o processo de formação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui