Cerca de 50 famílias da reserva indígena de Barra Velha, em Porto Seguro, estão sendo beneficiadas pelo projeto “Núcleo de Coletores de Sementes e Produção de Mudas Araticum”, implantado pelo Programa Arboretum, em parceria com a Prefeitura de Porto Seguro – através das Secretarias de Governo e Meio Ambiente – e Complager (Cooperativa Indígena de Boca da Mata). Além das 50 famílias envolvidas na produção de mudas nativas em viveiro comunitário, o programa irá atuar também na formação de 27 pessoas da aldeia, para trabalhar na coleta de sementes.
Com o objetivo de ampliar o número de famílias envolvidas no projeto a partir do apoio da Prefeitura, diversas entidades e ONGs participaram de uma reunião na Secretaria de Meio Ambiente, dia 22/10, com a presença do secretário Bené Gouveia e do superintendente Indígena, Juari Pataxó, além de representantes da secretaria de Agricultura, Instituto Chico Mendes(ICMBio), Arboretum, Complajer, Natureza Bela, Fórum Florestal e Ministério de Meio Ambiente.
Um dos objetivos é implantar mais 20 viveiros de quintal na aldeia, com a meta de produzir 120 mil mudas até julho de 2014. Segundo representantes da Arboretum, para isso, além do apoio da Prefeitura, é necessário fortalecer as parcerias com as entidades locais e diversificar a demanda das mudas nativas para reflorestamento e paisagismo, através da produção de espécies, como as palmeiras. “Temos que abrir esse olhar para o interior e fazer todos os esforços para que essa atividade seja sustentável”, disse o secretário Bené Gouveia.
Para os ambientalistas presentes no encontro, o projeto poderá atingir um total de 250 famílias, focando em objetivos mais grandiosos como a extração zero de Mata Atlântica na aldeia e entorno e futuramente, a extinção da venda de artesanato produzido com madeira nativa.
Fonte: Ascom da prefeitura