Porto Seguro presente no Encontro das Cidades Históricas

O secretário de Turismo de Porto Seguro, Guto Jones, participou do II Encontro Nacional das Cidades Históricas e Turísticas, promovido pelo Ministério do Turismo entre os dias 8 e 10 de julho, em Pirenópolis, Goiás.

Durante dois dias, representantes das iniciativas públicas e privadas discutiram ações para o desenvolvimento sustentável do turismo nos municípios com patrimônio histórico. Entre os principais temas estavam o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) das cidades históricas; direitos do consumidor; classificação hoteleira; e programas de qualificação para a Copa de 2014.

“A troca de informações entre os municípios foi muito interessante e tive acesso a vários projetos que podemos desenvolver em Porto Seguro. Agora vamos estudá-los e adequá-los à nossa realidade”, afirmou o secretário. Entre os principais resultados para a cidade, Guto Jones ressaltou a aproximação com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a participação na Associação das Cidades Históricas e o acesso ao Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) das cidades históricas.

Segundo o diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo, Ricardo Moesch, o evento pretendeu construir políticas para o desenvolvimento econômico das cidades históricas por meio da atividade turística. “As cidades com patrimônio histórico têm problemas e interesses comuns. Esses encontros são uma oportunidade para avaliar, propor soluções e buscar novas ideias para que o turismo se desenvolva de forma sustentável nessas localidades”, explicou.

Na primeira edição, realizada em 2009, diagnósticos e propostas foram reunidas na Carta de Paranaguá, referência à cidade paranaense que sediou o encontro. Agora, serão dados encaminhamentos a questões expressas no documento, tais como a necessidade de qualificação profissional, investimentos para a recuperação de patrimônio histórico e cultural e inserção das populações locais no mercado do turismo.

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui