Porto Seguro: Prefeitura remove moradores de rua abrigados ao lado do Rondelli

Porto Seguro: Prefeitura remove moradores de rua abrigados ao lado do Rondelli
(Foto: Xará)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foi realizada na manhã de quarta-feira, 12, uma ação conjunta das Secretarias do Trabalho e Assistência Social e dos Serviços Públicos, para retirada das pessoas abrigadas em barracos nas proximidades do Supermercado Rondelli e dos imóveis municipais em desuso no mesmo local.

O local se avizinha da antiga Feirinha, removida na gestão anterior, onde foi construída a atual Praça da Bíblia. Na ocasião, em acordo com moradores locais, a Prefeitura garantiu um auxílio moradia em formato de aluguel, que depois foi substituído por aquisição da casa própria, enquadrados no Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

As principais queixas de vizinhos é o intenso comércio e uso de entorpecentes pelos desabrigados. Moradores que preferem não se identificar dizem que é comum a ocorrência de assaltos e violências no local. Há casos de venda explícita de drogas no local que não tem nenhuma estrutura de moradia digna.

As reclamações dos vizinhos dão conta que há também casos de extorsão a pessoas que param no estacionamento e se sentem coagidas quando abordadas pelos usuários de drogas, moradores do local. “Isso já está totalmente favelizado e não demora para voltar aquele antro que era a Feirinha. Alguma coisa tem que ser feita para ajudar essas pessoas”, disse uma funcionária pública que não quis se identificar, alegando ainda que as pessoas se relacionam sexualmente à luz do dia, causando atentado ao pudor.

É comum ver casos de brigas e agressões entre os moradores em situação de rua. Nessa mesma manhã, uma das moradoras do local foi encontrada morta de causas ainda desconhecidas. Os responsáveis pela remoção alegam que recorrem a instrumentos sociais para garantir acomodações dignas e apoio social e de saúde para os cerca de 14 moradores do local.

A remoção prevê ainda a construção de um muro para garantir a preservação do local que em breve deve ser revitalizado pela Prefeitura, dando uso público aos imóveis vizinhos ao supermercado.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui