Porto Seguro: Prefeitura realiza mudanças no estacionamento de vias centrais

Por Bárbara Martau

O trânsito de Porto Seguro vem passando por uma série de adequações desde o início do ano, quando assumiu a prefeita Cláudia Oliveira. A mais recente mudança afeta o estacionamento em três importantes vias centrais da cidade. Desde quarta-feira, 26, o estacionamento nas ruas Antônio Osório, 2 de Julho e Itagibá, que antes era oblíquo – em ângulo de 45 graus -, passou a ser em fila em toda a sua extensão. Fiscais de trânsito estão orientando os motoristas sobre as novas regras.

Melhoria no fluxo

Apesar de a medida reduzir o número de vagas de estacionamento, haverá melhoria no fluxo viário, além de maior segurança para os usuários da via, afirma o superintendente municipal de Trânsito, Dionísio Nascimento. “Para aumentar a quantidade de vagas de estacionamento, foi inventada essa situação, em ruas largas, de estacionamento em ângulo de 45 graus. Mas as pessoas não respeitam e acabam adotando os 90 graus. Imagina em uma rua como a Antônio Osório, que é larga, duas caminhonetes, por exemplo, estacionadas em 90 graus dificultam o trânsito”, afirma.

O superintendente adianta que as mudanças no trânsito não param por aí. “Esta semana começamos a coibir algumas situações. Vamos seguir algumas leis que já foram criadas desde 1995 e colocá-las em prática”, salienta. “Eu moro em Porto Seguro há 17 anos e sofremos com o trânsito porque as ruas são as mesmas, mas a cada mês aumenta mais o número de habilitados e a quantidade de veículos, e a qualquer momento a situação vai ficar caótica”, justifica.

Receptividade positiva

Segundo Dionísio, a receptividade da população às modificações viárias tem sido positiva. “A maioria aceita bem. Alguns moradores mais antigos se sentem prejudicados porque querem a vaga na sua porta para ele. Explicamos que o Código Brasileiro de Trânsito é muito claro com suas regras. Isso é uma via pública e todos têm direito de estacionar em locais permitidos, inclusive na frente da casa deles, desde que não haja rebaixamento de guia indicando entrada de garagem”, disse.

O objetivo da prefeitura ao promover essa série de mudanças é garantir a segurança e facilitar a entrada e saída da cidade, pensando também no turista que transita por Porto Seguro. “O secretário Jaílson Ferreira (de Serviços Públicos) já está colocando em prática uma série de ações pensando exclusivamente na população de Porto Seguro, entre elas a municipalização do trânsito e a municipalização da guarda municipal”, acrescentou Dionísio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui