Porto Seguro: Prefeitura promove conscientização sobre recursos hídricos

Durante toda esta semana, a Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, estará realizando uma série de ações de conscientização sobre a importância da preservação dos rios e praias do município. A ação foi iniciada dia 22 de março, Dia Mundial da Água, quando o secretário de Meio Ambiente, Bené Gouveia, e técnicos da secretaria realizaram visitas a escolas da rede municipal de ensino, distribuindo material informativo e falando sobre a campanha “Água – preserve, economize”.

“Estamos conscientizando as pessoas sobre a situação dos nossos rios, desde o rio Caraíva, no Litoral Sul, até o rio Sabacuzinho, no limite com Santa Cruz Cabrália, abordando os impactos que o lançamento de esgotos, lixo e a pesca predatória podem provocar em nossos mananciais”, explica Bené. Segundo ele, o Dia Mundial da Água está inserido na campanha “Jogue Limpo com Nossa Cidade”, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente, a partir de um Calendário Verde, que a cada mês abordará um tema diferente.

Entre as ações da Secretaria está ainda o monitoramento dos rios Caraíva, Buranhém, dos Mangues e da Vila, que na semana passada foi alvo de críticas na Câmara Municipal, em função do seu estado de conservação. “Estamos combatendo as invasões e ocupações irregulares nas encostas do Rio da Vila, mas as críticas construtivas e verdadeiras são sempre bem vindas”, observa o secretário. Para ele, na Semana da Água, Porto Seguro tem muito a refletir. “Com relação aos recursos hídricos, lamentavelmente não temos só a comemorar. E o Rio da Vila é um dos que sofrem pela ação do tempo e está pagando um preço aos limites da natureza”, constata.

Durante sua visita a Caraíva, o secretário se reuniu com o administrador Neguinho e outros moradores, que apontaram algumas demandas locais em relação às questões ambientais. A partir da visita, a Prefeitura já atendeu algumas solicitações dos moradores. “Subimos o rio Caraíva e felizmente não encontramos construções irregulares. O lixo também já está sendo recolhido diariamente”, informa. Bené Gouveia assegura que apesar da distância, a Prefeitura fará visitas permanentes ao povoado.

Já está agendada uma nova reunião em Caraíva, com a presença da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Obras e IPHAN, para que cada órgão leve a sua contribuição. “Caraíva é muito sensível, pois está no ponto de encontro de um grande rio com o oceano e uma aldeia indígena. O lugar é bastante privilegiado e especial, mas tudo precisa estar em harmonia com um meio ambiente preservado. Conhecemos bem essa realidade e a Prefeitura está empenhada em fazer a sua parte”, salienta.

 

Ascom da Prefeitura de Porto Seguro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui