A solenidade de lançamento da pedra fundamental para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no distrito de Arraial D’Ajuda foi realizada na tarde de sexta feira, 22, com a presença da prefeita Cláudia Oliveira, dos secretário, vereadores e comunidade local. “A construção da UPA no Arraial D’Ajuda faz parte de uma gama de ações que pretendemos implementar. Muitas obras serão consolidadas, a exemplo da construção de Academias de Saúde e ainda novos Postos de Saúde da Família,” afirmou a prefeita em seu discurso.
A secretária de Saúde Edna Alves destacou o comprometimento em promover serviços de qualidade, gerando benefícios para a população.
Recursos
Com 3.500 metros quadrados de terreno, o local que abrigará as instalações da unidade de Pronto Atendimento em Arraial d’Ajuda terá 804 metros de área construída, tendo por finalidade oferecer atendimento de urgência médica 24 horas aos moradores da região.
A implantação da UPA 24h é um convênio com o governo federal e municipal. O Ministério da Saúde destinou R$ 1,5 milhão para a construção da unidade em Arraial d’Ajuda. Os recursos humanos serão disponibilizados pelo Município.
A população terá acesso gratuito a procedimentos médicos e de enfermagem, podendo fazer raios-x, exames laboratoriais, eletrocardiograma e terapêutico. Com capacidade de atender 150 pessoas diariamente, a unidade de Saúde contará também com sete leitos, onde os pacientes poderão permanecer em observação de acordo com o estado clínico. O trabalho será integrado com o SAMU, que organizará o fluxo de pacientes e os encaminhará ao serviço de saúde adequado a situação. A inauguração da UPA está prevista para daqui a seis meses.
Ascom da Prefeitura de Porto Seguro