Itabuna: Prefeitura intensifica ações de prevenção no “Dia de Combate à AIDS”

No Dia Mundial de Combate a AIDS, que é comemorado hoje, a Secretaria Municipal da Saúde, através da Coordenação DST/AIDS e Hepatites Virais, intensificou as ações de prevenção contra uma das doenças que mais mata no mundo. Durante todo o dia enfermeiros realizam palestras educativas e de prevenção no estande montado na Praça Olynto Leone, onde o público pode contar ainda com serviços de aferimento de pressão arterial e testes rápidos de sífilis e HIV.

A meta da Secretaria Municipal da Saúde é realizar 400 testes preventivos. Segundo a coordenadora do DST/AIDS no município Suse Mayre Moreira, a atividade teve como finalidade chamar a atenção da comunidade para a prevenção. “Hoje, todo mundo sabe que precisa usar preservativo para evitar esta e outras doenças sexualmente transmissíveis e até mesmo uma gravidez indesejada. Mas, infelizmente nem todo mundo respeita a recomendação. Por isso fazemos campanhas de conscientização constantes para alertar a população”, ressalta.

Durante todo mês de dezembro, instituído nacionalmente como “Dezembro Vermelho” para o combate à contaminação pelo vírus da AIDS/HIV, as atividades de prevenção e informação aos cidadãos prosseguem. Atualmente no município são atendidos: 593 pessoas com HIV e 683 com AIDS; 34 crianças expostas ao vírus, 33 com AIDS e três com HIV. Segundo informações do Ministério da Saúde, entre 1980 e 2007, foram registrados mais de 470 mil casos de contaminação no Brasil.

PASSEIO CICLÍSTICO

O início da Campanha Mundial de Luta contra a AIDS no município constou de um passeio ciclístico pelas principais avenidas da cidade na manhã do de domingo. Aberto a toda a população, o evento visou alertar as pessoas para as campanhas de prevenção e parta que seja evitado o preconceito contra os portadores do vírus.

O percurso foi iniciado em frente à Câmara de Vereadores, tendo sido percorridos 12 bairros da cidade. Ao todo foram 23 quilômetros de percurso. No final foi entregue material educativo aos participantes.

________________

Prefeitura de Itabuna

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui