Porto Seguro: Prefeitura incentiva criação de peixes em cativeiro

A Secretaria de Agricultura e Pesca de Porto Seguro apoiará a piscicultura em cativeiro no município, dando todo o suporte técnico para fomentar o desenvolvimento sustentável dessa atividade.  Na avaliação do secretário Aliomar Bittencourt, essa poderá ser mais uma grande alternativa de geração de renda na região, que possui um grande potencial hídrico.

Através de parcerias com o Ministério da Pesca e da Bahia Pesca – órgão estadual que gere esta atividade -, a secretaria pretende incentivar a piscicultura e a aquicultura em todo o município, realizando capacitações, promovendo eventos e distribuindo alevinos.

No dia 19, o secretário e sua equipe visitaram uma propriedade rural no km 51 da BR 367, onde está se iniciando um projeto de criação de tilápias em sete tanques naturais. O objetivo do projeto é promover a comercialização externa e interna, no formato de pesque-pague, explorando também o ecoturismo, muito propício na área de seis alqueires, cercada pela Mata Atlântica e regada por nascentes de águas cristalinas.

A comitiva da Secretaria de Agricultura incluiu a estagiária formanda em Engenharia de Pesca pela UNEB, Thais Lage, que definiu o projeto como modelo sustentável. ”Com o equilíbrio encontrado aqui e com os estes recursos naturais disponíveis, tem tudo pra dar certo”, enfatizou Thais.

Para os empresários idealizadores do projeto, que estão em fase de negociação com os proprietários da área, Rolembergue, Vilson e Gildásio, uma parceria eficiente com a Secretaria de Agicultura e Pesca pode representar um diferencial nos resultados do empreendimento. “Com uma boa estrutura e o apoio oferecido pela secretaria nos motivamos ainda mais” completou Rolembergue.

O secretário Bittencourt ofereceu todo o apoio para que o projeto se enquadre nos programas federais e estaduais, estando apto para receber crédito e todo suporte necessário para sua implantação e êxito. “Não é admissível que grandes estruturas como esta fiquem ociosas por falta de apoio, enquanto poderiam gerar emprego e renda no município”, concluiu Bittencourt.

Ascom/Secretaria de Agricultura,Pesca e Abastecimento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui