Porto Seguro: Prefeitura distribuiu alevinos para pequenos agricultores

Mais um projeto da Prefeitura de Porto Seguro já está em andamento para beneficiar os pequenos agricultores do município e suas famílias. A partir de uma parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, com a Bahiapesca, foram distribuídos mais de 60 mil alevinos de tilápias para serem criadas em propriedades da região. “Nosso objetivo é aumentar a renda do pequeno produtor rural e enriquecer a alimentação das famílias através da criação de peixes”, diz o diretor de pesca, Everal Vergílio. Segundo ele, a próxima meta será introduzir o peixe também no cardápio da merenda das escolas da rede municipal.

De acordo com Everal, nessa primeira etapa, dentro do prazo de 7, 8meses, os filhotes de tilápia já estarão prontos para o consumo, atingindo cerca de 800 gramas. “Na próxima etapa, haverá também uma parceria com a Ceplac para a introdução de outras espécies como carpa, curimatã pacu, tambaqui, entre outras”, informa o diretor. Além do fornecimento gratuito dos alevinos, a parceria da Prefeitura com a Bahiapesca – através do chefe da Unidade Regional de Eunápolis, José Carneiro de Souza Neto – prevê ainda assistência técnica aos agricultores.

“Vamos fazer visitas sistemáticas a essas propriedades contempladas, acompanhando e estimulando essa nova atividade”, salienta Everal, acrescentando que esses produtores terão apoio também, através de parceria com o Sebrae, para a comercialização do produto. “Além da merenda escolar, nosso objetivo é fomentar a venda também junto ao comércio local, que possui uma boa demanda”.

O diretor destaca a importância desse apoio por parte da Prefeitura, já que o pequeno produtor nem sempre possui os recursos para investir na produção do peixe. “Eles ficam com medo de arriscar no negócio e quando você estimula e apoia, fica mais fácil. Se depender do secretário Bittencourt e da prefeita, que são incansáveis, os pequenos agricultores e pescadores do município ainda serão muito beneficiados”, adianta.

 

_SECRETARIA DE AGRICULTURA E PESCA_PORTO SEGURO


Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui