Porto Seguro: Casa do Empresário está ameaçada de despejo

Por Bárbara Martau

Pouco mais de quatro meses depois de inaugurada, em um conjunto de boxes na rua da Vala, no centro de Porto Seguro, a Casa do Empresário está ameaçada de ter de deixar o local. O pedido de despejo foi feito pela prefeitura sob a alegação de que o contrato de comodato firmado entre o Executivo municipal e as entidades que compõem a Casa do Empresário, na gestão passada, é irregular, pois não passou por aprovação da Câmara Municipal, conforme determina a Lei Orgânica de Porto Seguro em casos de cessão de uso de bens imóveis.

Inaugurada no dia 22 de outubro como sendo um marco na história de Porto Seguro, no sentido de provar que a parceria entre as esferas pública e privada pode render bons frutos, a Casa do Empresário reúne as sedes da Associação Comercial de Porto Seguro, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH). Na época da inauguração, também estavam ali instaladas as secretarias municipais de Governo e Comunicação, Cultura e Turismo.

Procurada pela reportagem de O Sollo, a CDL confirmou que recebeu a notificação no final da semana passada, mas disse que só vai se manifestar sobre a questão quando tiver a resposta do departamento jurídico da entidade, que está analisando o caso.

Revitalização do espaço

Antes da reforma, os três prédios que abrigam atualmente Casa do Empresário e, até o início do ano, também sediaram as três secretarias municipais, serviam como um ponto de uso e tráfico de drogas, sendo frequentados por marginais. Para reaproveitar o espaço, empresários do município resolveram se unir para terminar a obra, contando com a boa vontade do então prefeito Gilberto Abade, que cedeu parte do prédio.

Segundo divulgado pela prefeitura na época, foram investidos R$ 250 mil provenientes de doações do empresariado local e da realização de eventos, como shows e jantares. Em termos de economia para o município de Porto Seguro, a solução representava mais de R$ 500 mil em aluguel de prédios comerciais para o funcionamento de secretarias.

Inauguração em clima de festa

A cerimônia de inauguração teve clima de festa e reuniu diversas autoridades. O presidente da ABIH de Porto Seguro, Siegfried Michel, o presidente da Associação Comercial de Porto Seguro, Geovson Magno, e a presidente da CDL, Cecília Nakamura, fizeram pronunciamentos emocionados, ressaltando o espírito de união que esse novo espaço representava. Eles estiveram à frente do projeto, juntamente com o então secretário de Turismo, Wilson Spagnol.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui