A Prefeitura de Porto Seguro, através da Secretaria de Saúde, acaba de adquirir 75 equipamentos de informática que serão utilizados para reforçar os trabalhos desenvolvidos nas Unidades de Saúde do município. O anúncio promovido pela superintendente da Atenção Básica, Larissa Altoé, aconteceu nesta terça feira, 26, durante reunião de avaliação e planejamento das atividades com a equipe de enfermeiros.
Com recursos da gestão e por meio do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), todos os consultórios de enfermagem, salas de vacinas e farmácias da rede municipal de saúde serão informatizados para que o atendimento seja ainda mais ágil, ampliando a qualidade dos serviços prestados à população.
Entre as importantes ferramentas no processo de informatização, destaca-se a instalação do E-SUS, sistema de monitoramento eletrônico das informações de saúde por diversos departamentos, dentre eles, equipes dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF), da Atenção Domiciliar (AD), Saúde na Escola (PSE) e Academia da Saúde.
“Trata-se de um avanço inédito na informatização das Unidades de Saúde do município. Todas as informações referentes aos números de atendimentos, consultas e exames serão gerados on line, ou seja, os dados registrados serão disponibilizados em tempo real para o Programa E-SUS e encaminhados ao Ministério da Saúde”, destaca a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira.
O município adquiriu ainda 30 cadeiras de rodas, 6 macas ginecológicas, 10 balanças, 38 ar condicionados, 89 termômetros e 71 estetoscópios para instrumentalizar as Unidades de Saúde.
Fonte: Ascom da prefeitura