Porto Seguro: Policiais suspendem visitas e pedem transferência de presos

Manifestação aconteceu para pedir melhorias em Porto Seguro.

Delegacia tem capacidade para 22 presos, mas está atualmente com 111.

Os policiais civis interromperam parte das atividades durante a manhã de quinta-feira (13) na delegacia de Porto Seguro, extremo sul da Bahia. Eles suspenderam a visitação dos familiares dos presos e chegaram a confeccionar um documento oficializando a entrega da custódia da unidade perante a vara criminal da cidade. Toda a ação foi feita para pressionar o governo na resolução do problema de superlotação da delegacia.

Segundo o sindicato da categoria, atualmente a carceragem da delegacia da cidade abriga 111 detentos, enquanto sua capacidade máxima é de 22 presos. Além disso, como afirma o delegado Robson Andrade, não é de função do policial civil a guarda de presos. “A reivindicação é também pelo desvio de função”, pontua.

Reunião

Por conta da ação, foi realizada uma reunião onde os agentes da Polícia Civil de Porto Seguro, decidiram que, caso o governo não resolva o problema de superlotação da unidade, os policiais entregarão as chaves da custódia no dia 29 de setembro.

Na reunião, realizada a portas fechadas, os agentes e o sindicato decidiram que até o dia 29 de setembro, as visitas estão mantidas no presídio, assim como os serviços de custódia prestados pelos poliiciais. A partir desta data, segundo o sindicato, 90% dos presos devem ser transferidos para o novo presídio de Eunápolis, que foi inaugurado no mês de maio, mas permanece vazio por conta do período de capacitação do quadro de funcionários.

Sobre esse caso, o juiz do município afirmou que a responsabilidade pela situação é da Secretaria de Assuntos Penais (Seap). Sobre esse assunto, a Seap encaminhou ao G1 uma nota oficial e informa que o Presídio de Eunápolis inicia sua operacionalização no próximo dia 27 de setembro. A secretaria diz ainda que está ultimando o fechamento do contrato com a empresa co-gestora que irá operacionalizar a unidade, que irá acolher detentos dos municípios de Porto Seguro e Eunápolis. A Seap informa também que após 15 dias, terá início a transferência de outros detentos de outras unidades da região (50 por semana), até que seja completada a capacidade do presídio (477 internos).


Fonte: G1, com informações da TV Santa Cruz

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui