Porto Seguro participa de evento estadual para o fortalecimento da atenção básica

Porto Seguro participa de evento estadual para o fortalecimento da atenção básica
Porto Seguro participa de evento estadual para o fortalecimento da atenção básica

Nos dias 05 e 06  de julho aconteceu, em Salvador, o Encontro Estadual de Fortalecimento da Atenção Básica, com a participação dos secretários e coordenadores da AB dos 417 municípios da Bahia. O evento teve como finalidade discutir estratégias para fortalecer a Atenção Primária enquanto coordenadora e ordenadora da Rede de Atenção em Saúde, bem como compartilhar experiências exitosas dos diversos municípios. O evento foi promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a SESAB (Secretaria Estadual de Saúde) e o COSEMS (Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia).

Dos 21 municípios da macrorregião de Teixeira de Freitas, Porto Seguro foi o único selecionado para apresentar suas experiências exitosas, sendo três em formato banner e um na modalidade oral, em que o superintendente interino da atenção básica, Gleison Souza, acompanhado do secretário de saúde, Kerrys Ruas, apresentou o trabalho “Odontologia e PSE: estreitando laços e ampliando as ações coletivas de saúde bucal no município de Porto Seguro”, tendo como autores Magda Almeida Falabretti e Matheus Ribeiro dos Santos.

Outros importantes trabalhos, com base nas práticas cotidianas implementadas no município, foram: “Plano de preparação e resposta a desastre, cenário: inundação no município de Porto Seguro”; “Relatório Quadrimestral de Prestação de Contas: Instrumento de tomada de decisão de uma gestão de saúde” e “Monitoramento e Controle da Leishmaniose no município de Porto Seguro”.

Para o secretário de Saúde, Kerry Ruas, é imprescindível buscar mais qualidade para o Sistema Único de Saúde a partir da porta de entrada do SUS, que é a Atenção Básica. “Foi um momento extremamente produtivo, pois tivemos a possibilidade de partilhar as experiências satisfatórias que estão sendo obtidas em Porto Seguro, no âmbito da saúde, resultado de todo empenho e dedicação de um amplo número de profissionais envolvidos, além, claro, de aproveitar a oportunidade do intercâmbio com outros municípios. Crescemos, ainda mais, na discussão sobre as políticas da atenção básica”, pontua.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui