Porto Seguro: Parangolé exibe sucessos consagrados na Passarela

Tranquilidade é a marca do Carnaval 2013. Comércio aplaude cidade superlotada. Turistas e moradores querem pular, dançar e ser feliz

Após brilhar no Carnaval de Salvador, no domingo, a banda Parangolé levou a multidão ao delírio, na Passarela do Descobrimento, em Porto Seguro. O dia amanhecia na cidade e os foliões ainda cantavam com Léo Santana sucessos consagrados, como “Balacobaco” “Desço a Madeira” e os já conhecidos do público, como “Tchubirabirou” e “Rebolation. A Passarela tremeu e a galera vibrou também ao som das bandas Tôa Tôa e Voa Dois, com muito axé, reggae, MPB e grandes sucessos do Carnaval da Bahia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Enquanto os foliões se divertiam, setores estratégicos da Prefeitura fizeram plantão e trabalharam duro para garantir a tranquilidade da festa. No primeiro Carnaval diversas estruturas foram montadas na Passarela, com plantão médico, fiscalização de trânsito, fiscalização de alimentos e bebidas, Conselho Tutelar, além do suporte para corporações como a Polícia Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Saúde em primeiro lugar

Quem necessitar de atendimento médico pode contar com uma equipe de 20 pessoas – a postos das 7 da noite até a festa terminar – composta de médicos, enfermeiros, técnicos e recepcionistas. De acordo com o médico Jaison Ferreira Mendes, nos três primeiros dias de Carnaval, os principais atendimentos foram de consumo excessivo de álcool, pequenos ferimentos provocados por cortes ou tombos, além de casos de hipertensão. “Temos uma estrutura montada para atender a qualquer tipo de emergência. Se precisar de transferência, temos uma ambulância à disposição. Graças a Deus ainda não precisou”, assinala o médico.

Crianças e adolescentes presentes no circuito da festa contam com o respaldo do Conselho Tutelar que vem atuando em parceria com a Secretaria de Trabalho e Ação Social, no combate à exploração sexual. Além disso, os conselheiros trabalham na coibição do trabalho infantil e na identificação e encaminhamento de crianças perdidas ou desaparecidas. “Estávamos com muitas dificuldades, mas a Prefeitura atendeu as nossas necessidades e agora temos condições de trabalhar com dignidade”, afirma o coordenador José Carlos dos Santos Filho.

Ordem na casa

Somente na fiscalização, 130 pessoas trabalharam nos setores de Trânsito e Concessões. Segundo o secretário de Trânsito e Serviços Públicos, Jaílson Ferreira, foram feitas barreiras nas nove entradas da Passarela, para evitar o acesso com garrafas e objetos cortantes. Outra ação da secretaria, que já surtiu efeito muito positivo, foi a organização dos ambulantes em setores, como isopores, barracas de drinques, setor de alimentação, entre outros. “Recuamos e organizamos as estruturas para ganhar mais espaço. O objetivo maior é dar segurança e tranquilidade ao folião”, resume.

Aliás, tranquilidade tem sido a marca do Carnaval 2013 em Porto Seguro. Segundo o comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar, coronel Alfredo Nascimento, as brigas e pequenos furtos foram as principais ocorrências registradas no circuito, onde nenhum fato grave foi registrado. “Estamos em vigília permanente, trabalhando com patrulhas, postos elevados e detector de metais, para prevenir. Nesses três primeiros dias podemos afirmar que o Carnaval de Porto Seguro está muito tranquilo”, salienta o coronel.

É nesse clima de alegria e tranquilidade, que a estudante Beatriz Ribeiro, de Goiânia, está curtindo o Carnaval junto com um grupo de amigas. Chamando a atenção dos foliões com suas fantasias de militares, as meninas já têm destino certo para o Carnaval do ano que vem. “Está bom demais, é o melhor Carnaval da minha vida. No próximo ano, com certeza a gente vai voltar”, declara. Como elas, milhares de foliões, de todo o Brasil estão aproveitando a festa. Para pular, dançar e ser feliz.



Fonte: Ascom da Porto Seguro

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui