Porto Seguro: Novembro azul é lançado

Porto Seguro: Novembro azul é lançado

O mês de novembro iniciou e com ele fortalecemos a importância de conscientização e prevenção do câncer de próstata. O lançamento oficial dA I CAMPANHA MUNICIPAL DO NOVEMBRO AZUL, em Porto Seguro, realizado nesta quarta feira, 05/11, na Câmara de Vereadores, objetiva alertar a população masculina sobre a gravidade da doença que já matou em 2013, no Brasil, 12.800 homens.

O relevante evento contou com a participação do Vice-prefeito, Humberto Nascimento, da Secretária de Saúde, Edna Alves, da Superintendente da Atenção Básica, Larissa Altoé, do Vereador Evaí Fonseca, do Médico Urologista, Edson Martins, da Diretora do Programa Saúde do Homem, Bárbara Alves, além da participação de representantes da Marinha, sociedade civil e servidores da saúde.

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele. Estima-se que no Brasil, em 2014, 69.000 novos casos sejam registrados.

Com base nos altos índices da doença em todo o país, que acomete homens a partir dos 40 anos, a Prefeita juntamente com a Secretária de Saúde, Edna Alves, desenvolveram plano estratégico através da Feira de Saúde direcionada ao público masculino. O evento, que acontecerá sexta feira, 07/11, no Laboratório de Referência em Saúde Pública, LACEN, ofertará diversos serviços, entre eles triagem laboratorial para a dosagem do PSA, exame de sangue para avaliação da próstata.

“A campanha vêm alertar e mobilizar os homens do nosso município, driblando o preconceito, e demonstrando que também é hora de cuidar dos homens, lançamos o desafio de na sexta feira, 07/11, realizar até 1000 exames de PSA e comprovar que os homens de Porto Seguro têm iniciativa. Um em cada seis homens pode desenvolver a doença, e todos queremos que Porto Seguro esteja fora desta triste estatística. Para isso, convocamos os homens a partir dos 40 anos para a responsabilidade de se cuidar, indo às unidade de saúde, fazendo os exames necessários para o combate desta terrível doença”, enfatiza a Secretária de Saúde, Edna Alves.

Para o urologista Edson Martins, é preciso desmistificar tabus e romper com o preconceito, pois 90% dos casos de câncer de próstata têm cura se descoberto precocemente. Ele ressalta que na fase inicial a doença tem evolução silenciosa e quanto mais rápido o diagnóstico, maior a chance de cura. Durante todo o mês o atendimento aos homens será intensificado nas Unidades de Saúde para garantir assistência com agilidade aos casos diagnosticados.

 

ASCOM-SECRETARIA DE SAÚDE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui