Porto Seguro: No São João Elétrico a Saúde não sai de cena

Além de representar toda a diversidade cultural, os festejos juninos são importantes para intensificar ações e serviços de saúde em prol dos moradores e turistas. Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura de Porto Seguro, por meio da atuação da Secretaria de Saúde, desenvolvem programação especial no São João Elétrico. Desde a primeira noite do evento, em 20/06, o circuito da Passarela do Descobrimento conta com a moderna estrutura do Stand da Urgência e Emergência, composto por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que estarão de plantão das 22h às 5 da manhã, objetivando prestar atendimento imediato nas ocorrências notificadas.

Totalmente climatizado, o Stand do Pronto Atendimento dispõe de equipamentos avançados, entre eles, monitor cardíaco, oxímetro, desfibrilador automático, reanimador manual e cilindro de oxigênio, além de medicamentos usados no ambiente hospitalar. Equipes do SAMU 24H estão posicionadas para atender com agilidade no encaminhamento das ambulâncias.

Como forma de promover orientação educativa ao público sobre a importância da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), e garantir um São João saudável, profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) estão fazendo distribuição de preservativos nos camarotes e no circuito da festa.

Para a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, o sucesso do São João Elétrico está relacionado a muitos fatores, entre eles, o compromisso em oferecer aos visitantes e a população local, o acesso rápido e eficiente no âmbito da saúde. “Estamos empenhados em oferecer assistência aos moradores e turistas que estarão participando do São João Elétrico, assegurando todo suporte necessário na área da saúde, com uma grande estrutura para atender as demandas, a fim de que o bem estar de todos seja a nossa principal motivação”, enfatiza.

Vigilância Sanitária em ação

Antecedendo a abertura oficial do evento, inspetores da Vigilância Sanitária iniciaram sexta feira, 19/06, intenso trabalho de fiscalização junto aos estabelecimentos, camarotes e ambulantes que comercializam alimentos e bebidas. Na ação, os profissionais avaliam o processo de higienização durante o preparo, armazenamento e exposição dos produtos para o consumo, além de verificar se as demais normas preconizadas pelas leis sanitárias, para adoção de hábitos de limpeza, como uso de toucas, luvas, aventais e máscaras, estão sendo devidamente acatadas. Os ambulantes que cumprem as determinações recebem o selo de vistoriado, título que confere legalidade de funcionamento.

De acordo com levantamento feito pela Diretora da Vigilância Sanitária, Luciane Minetto, cerca de 214 ambulantes, devidamente cadastrados, estão atuando no São João Elétrico. Durante os quatro dias de festa, a meta é realizar aproximadamente 326 inspeções.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui