Após retirada da Feirinha do centro da cidade, moradores de rua, mendigos e drogaditos invadiram, literalmente, os três boxes da prefeitura, obra inacabada, localizada na rua da Vala, em frente a Sede do Conselho Tutelar I.
Já é de conhecimento da prefeitura a situação crítica em que se encontra o local. É desejo do Supermercado Rondelli, dos moradores das casas e dos Conselheiros Tutelares que enquanto não se termine a obra que seja feito um muro para impedir as invasões.
Presenciamos cenas de sexo explicito durante o dia, lavadores de carro que ficam pressionando os moradores para darem água para eles lavarem os carros e fazerem comida, pedintes e drogas.
Várias vezes a polícia foi acionada para retirar os invasores, eles saem e depois retornam. Já houve dois assaltos na sede do Conselho Tutelar, sendo um deles com emprego de arma de fogo e desta prática levaram dois celulares.
Moradores reivindicam do gestor público que a construção de um muro no local dos boxes, enquanto não se define o término da obra, por uma questão de segurança pública e para que não haja uma nova Feirinha.
O Coordenador do Conselho Tutelar, José Carlos, está preocupado com a questão da segurança, pois várias vezes durante o dia os moradores dos boxes entram a todo momento na Sede do Conselho Tutelar I, pedindo água, esmola, pedindo para lavar os carros que estão na porta do Conselho e troca de dinheiro. O Conselho não conta com guarda municipal e o órgão está correndo certo risco com a bomba relógio que se encontra na frente do órgão. Solicitamos ao prefeito que construa um muro para proteger a sociedade circunvizinha e que sejam aplicadas políticas públicas aos invasores.
José Carlos Dias dos Santos Filho
Consultor dos Direitos da Criança e do Adolescente
Conselheiro Tutelar – Coordenador
Conselho Tutelar I Porto Seguro Bahia