Porto Seguro mantém ações preventivas contra a dengue

Um levantamento realizado pela Secretaria de Saúde de Porto Seguro apresenta redução de 20% no número de casos de dengue na cidade nos primeiros meses de 2015, em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, de janeiro à primeira semana de abril foram contabilizadas 79 notificações, tendo confirmados 5 casos para dengue clássica e descartados 74 casos com sorologia negativa para a doença. Não há registro da febre chikungunya no município. 

Conforme dados do IIP LIRA, Porto Seguro mantém o baixo índice de infestação predial de 1.4. Este indicador é resultado do contínuo trabalho preventivo, que atualmente registra 3.950 ações de bloqueios nos casos suspeitos, através do permanente monitoramento realizado pelas equipes de endemias, que conta com a utilização de bombas costais, equipamento responsável pela aplicação do eficiente inseticida que combate o inseto, como também uso das bombas termonebulizadoras, “Fumacê” em áreas com índice de infestação do mosquito, nos casos confirmados da doença. 

A Prefeita Cláudia oliveira enfatiza que apesar da redução nos números da dengue – resultado do esforço conjunto da gestão e da participação ativa da sociedade– é preciso manter as ações de prevenção. “Nós não podemos parar de desenvolver ações preventivas no combate à dengue. Não é porque estamos conseguindo um excelente resultado em relação à redução nos números de casos de dengue e a ausência de notificação da chikungunya, que deixaremos de nos preocupar nos próximos meses ou anos. Portanto, temos o compromisso de manter a permanência dos trabalhos de bloqueio realizado pela prefeitura, associado à participação ativa da sociedade e do poder público para garantir a segurança e saúde da população”, ressaltou. 

Para reforçar o amplo combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite tanto a dengue quanto a febre chikungunya, a pasta da saúde dispõe de equipes multidisciplinares de profissionais que atuam no processo de bloqueio aos criadouros, impedindo a disseminação da doença no município.

 EQUIPE DE OPERAÇÃO ESPECIAL: responsável pelo bloqueio de casos suspeitos e confirmados, realiza inspeções às residências, mantém o disque denúncias 73: 3288 1542  

EQUIPE DE ELIMINAÇÃO FOCAL: desenvolve eliminação de focos e realiza  trabalho de educação em saúde em áreas de alto índice de infestação, tem atribuição de efetivar visitas permanentes aos imóveis.

 

EQUIPE DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE (EPS): promove palestras nas escolas, implementa atividades de prevenção e combate à dengue nas Unidades de Saúde da Família, além de mobilizar a sociedade através de projetos de limpeza, a exemplo dos faxinaços e caminhadas de alerta à população.

  EQUIPE DO PCE: realiza apitaços nas ruas da cidade, como forma de integração social para o controle, prevenção e combate ao Aedes aegypti. O grupo efetua acompanhamento de casos suspeitos e confirmados de dengue, através de visita domiciliar ao paciente diagnosticado com dengue, tendo o objetivo de supervisionar se o mesmo está seguindo o tratamento, além de promover palestras, teatro nas escolas e hospitais.

Fonte: Ascom da prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui