Porto Seguro: Manifestantes enfrentam a polícia; ônibus é incendiado

Da redação

O clima está tenso em Pindorama, distrito de Porto de Seguro.

Por volta das 13h de quinta-feira, 19, cerca de 80 pessoas interditaram a BR 367, nos dois sentidos, colocando fogo de pneus e madeiras, gerando grande engarrafamento. A mobilização foi acompanhada de perto por policiais civis, militares e rodoviários federais.

Segundo Regiane Silva, que se apresentou como porta voz dos manifestantes, a mobilização estava acontecendo em protesto a morte de uma adolescente de 14 anos, na madrugada de quarta-feira, 18, que teria sido ocasionada por policiais da Caema (Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica). Ainda, de acordo com a manifestante, a população não quer a presença da Caema na localidade.

Presente no local, a reportagem do Jornal O Sollo tentou conversar com um policial militar, que preferiu não se pronunciar. Já um policial rodoviário federal, confirmou que o manifesto foi motivado pela morte do garoto, e explicou que o fato aconteceu em Santa Cruz Cabrália, durante um confronto com a Polícia Militar.

Após inúmeras tentativas de desobstruir a pista, no final da tarde, o Batalhão de Choque da Polícia Militar chegou ao local para dispersar o movimento. Houve enfrentamento por parte de manifestantes, que atiravam pedras e pedaços de madeira. A polícia revidou com tiros de bala de borracha e bombas de gás lacrimogêneo. Em meio ao tumulto, os carros que estavam parados no engarrafamento foram danificados – faróis, parabrisas, janelas, parachoques e a latarias foram quebrados e amassados com pedaços de madeiras, pedras e chutes dos manifestantes.

Uma cidadã, que teve seu carro depredado, ficou apavorada. Declarou que nunca viveu uma situação a parecida, e que aquelas pessoas pareciam um grupo de vândalos. E finalizou dizendo: “não é assim que se manifesta, não com violência”.

Na sexta-feira, 20, também no inicio da tarde, um tumulto começou a se formar. Um ônibus intermunicipal da empresa Brasileiro foi incendiado e ficou completamente destruído. Não há informações de feridos. A polícia agiu rapidamente no sentido de deixar a pista ser interditada novamente. O transito no local está lento.

Policiais continuam de prontidão em Pindorama, mas o clima inspira cuidado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui